INSS: veja como consultar seu extrato de contribuição sem sair de casa

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza os extratos de contribuição. Documentos são importantes para uma série de situações

Sabe aquele momento em que você precisa acessar os seus extratos de contribuição do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)? Tais momentos são muito comuns na vida adulta dos cidadãos brasileiros. Afinal de contas, estamos falando de informações básicas que são importantes em alguns momentos específicos.

Vale lembrar que existem três tipos de extrato:

  • Relações Previdenciárias, com informações dos períodos trabalhados ou contribuídos; 
  • Relações Previdenciárias e Remunerações, com informações dos períodos trabalhados ou contribuídos e os valores das remunerações;
  •  Ano Civil, com informações das contribuições, ano a ano, a partir de 11/2019.

A boa notícia é que você não precisa sair de casa para acessar as contribuições e garantir a regularidade dos registros. Tais informações podem ser selecionadas a qualquer momento através de uma ferramenta prática e normalmente segura: estamos falando do Meu INSS.

O Meu INSS

Destaques sobre *** por e-mail

A plataforma Meu INSS funciona através do aplicativo e do site. No caso do app, o cidadão pode baixar a aplicação através das lojas disponíveis em seus celulares Android e IOS. Em todos os casos, o download pode ser feito de maneira gratuita.

Através da plataforma do Meu INSS o sistema permite a consulta de extrato de contribuições tanto pelo site, quanto também pelo app.

“O portal Meu INSS, acessível em meu.inss.gov.br, proporciona uma maneira simples de consultar os extratos de contribuição”, diz o Ministério da Previdência.

Como consultar

Abaixo, você pode conferir um passo a passo sobre como realizar a consulta através do seu CPF e senha do portal gov.br.

  • Abra o app do Meu Inss através do seu login gov.br (se ainda não tem, pode criar uma do zero);
  • Selecione a opção “Extrato de Contribuição (CNIS);
  •  visualize todas as contribuições registradas em seu nome;
  • Selecione se deseja salvar ou compartilhar o documento.

“O extrato de contribuição é o documento que informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)”, disse a pasta. 

“Caso identifique alguma divergência, o segurado pode solicitar a correção através do portal ou aplicativo Meu INSS ou pela central 135”, segue o ministério.

“A verificação regular dos extratos é essencial para assegurar que todas as contribuições estejam corretas e atualizadas, garantir os direitos junto ao INSS e evitar surpresas desagradáveis no futuro”, concluiu. 

Para tanto, basta o segurado ligar para a Central 135 e solicitar o acerto de vínculos e remunerações. Logo depois, basta acessar o app do Meu INSS, onde está escrita a opção Meus pedidos. Neste passo será possível anexar os documentos e enviar.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis