Ligação de celular para central 135 do INSS será gratuita

Licitação será aberta ainda em novembro e expectativa é que entre em vigor em 2023
- Anúncios -

A central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contempla não só os aposentados e pensionistas, mas todos os cidadãos em geral. Por isso, o Telefone do INSS (135) é um dos canais mais utilizados.

Todavia, atualmente são gratuitas apenas as ligações feitas por telefone fixo. Quem liga para o 135 usando um celular, precisa pagar o preço de uma ligação local. A intenção do Ministério do Trabalho e Previdência é que isso mude, 

- Anúncios -

De acordo com o que foi publicado no Diário Oficial, o Ministério abre uma licitação para contratação de uma empresa. Esta irá viabilizar a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de celular.

Conforme previsto no edital, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista para acontecer ainda em novembro.

Valores

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, o valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação.

Nesse sentido, a medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.

O que é a central 135 do INSS?

A Central de Atendimento 135 tem o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS. É um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

Atualmente, por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos para o número 135, são gratuitas. Contudo, a partir do celular cobra-se a tarifa de custo de uma ligação local. E é exatamente isso que o Ministério da Previdência quer mudar.

Quem pode ligar pelo telefone do INSS?

Conforme mencionado no início deste leitura, qualquer beneficiário do INSS pode ter atendimento através da ligação para o número 135. Por esse canal, é possível acessar a qualquer serviço que seja referente ao titular do CPF à Previdência Social.

Quais dados são necessários para o atendimento?

Assim como na maioria dos atendimentos telefônicos, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para identificação na central, como por exemplo:

  • CPF;
  • Número de inscrição na Previdência Social;
  • Número do NIS/PIS ou NIT;
  • Número do Benefício;
  • CNPJ/CPF do empregador.
- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis