Sábado, 10 de outubro de 2026

Maior rigor no INSS: biometria precisa ser realizada para não perder benefício

Comprovação biométrica para novos pedidos de benefícios agora é regra

Ana Lima
Escrito porAna Lima
Publicado em
2 min de leitura355 palavras
Maior rigor no INSS: biometria precisa ser realizada para não perder benefício

Para aumentar a segurança e evitar golpes, o INSS passou a exigir biometria em novos pedidos de benefícios, como o BPC e a aposentadoria. Implementada no fim de 2025, a regra assegura que o valor chegue de forma íntegra a quem realmente tem direito.

A regra mudou no fechamento de 2025: agora, novos pedidos de benefícios só avançam com o registro biométrico. O objetivo é claro: combater golpes e garantir a integridade dos pagamentos.

Quem não precisa se preocupar agora

É importante destacar que a mudança tem impacto zero e imediato sobre quem já está vinculado ao INSS. Aposentados, pensionistas e beneficiários que já recebem algum auxílio não precisam tomar nenhuma atitude neste momento.

Anúncio

O INSS assegura que a implementação para quem já é beneficiário será gradual e, caso seja identificada a necessidade futura de atualização biométrica, o segurado será comunicado individualmente e com antecedência. A recomendação para esses casos é providenciar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a fim de evitar contratempos futuros.

A biometria é coletada em órgãos como o Detran (ao emitir ou renovar a CNH), a Justiça Eleitoral (ao emitir ou atualizar o Título de Eleitor) e os Institutos de Identificação (ao emitir ou atualizar a Carteira de Identidade).

O segurado pode, portanto, já possuir o cadastro necessário sem precisar ir a uma agência do INSS.

Quem está dispensado da biometria

A regulamentação do INSS prevê a dispensa da obrigatoriedade do cadastro biométrico para grupos específicos, enquanto não houver alternativas públicas adequadas:

  • Pessoas com mais de 80 anos.

  • Pessoas com dificuldade de locomoção comprovada por motivo de saúde ou deficiência. A comprovação deve ser feita por meio de atestados ou laudos médicos atualizados.

  • Moradores de áreas de difícil acesso ou comunidades isoladas, como, por exemplo, as atendidas pelo Prev Barco.

  • Migrantes, refugiados e apátridas.

  • Residentes no exterior.

Além disso, para dar tempo de adaptação, solicitações de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e pensão por morte ficam dispensadas da biometria até 30 de abril de 2026.

Anúncio

A medida reforça a segurança no reconhecimento dos beneficiários e moderniza o sistema, permitindo que os recursos do INSS cheguem a quem realmente precisa.

Compartilhe: