Prova de vida INSS: veja o NOVO golpe
Os golpistas agem para conseguir vantagens financeiras, desta vez os criminosos tem usado como pretexto a prova de vida do INSS. Entenda!Os golpistas seguem tentando conseguir vantagens financeiras, desta vez os criminosos têm usado como pretexto a prova de vida do INSS. Desta forma, com medo de perder o benefício, muitos segurados têm caído no golpe.
Para se proteger, leia a matéria até o final e também compartilhe com amigos e familiares.
Leia também – Empréstimo para aposentados: confira a margem LIBERADA
INSS e novo golpe:
Neste golpe da prova de vida INSS, é possível que o segurado receba uma ligação e, inclusive, os criminosos tenham alguns dados pessoais. Há quem tenha relatado que a ligação passa confiança e, por isso, concordou em passar dados e até fotos de documentos pessoais.
Fique atento porque o golpe pode ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Há relatos até de envio de link para realização de uma suposta biometria que impediria o “bloqueio de pagamentos”.
Com informações de documentos e fotos, os segurados podem ser alvo de golpes com prejuízos financeiros, como a solicitação de crédito consignado, em que o dinheiro emprestado vai direto para conta do golpista.
O INSS esclareceu que não faz contato telefônico referente a prova de vida e muito menos envia link para realização da biometria.
Prova de vida do INSS está suspensa
A prova de vida do INSS não é mais uma exigência para manter o benefício ativo, na realidade, a maneira de comprovação do INSS mudou.
Desde fevereiro o procedimento está suspenso e não é necessário ir todos os anos ao INSS, como antes acontecia. Agora, a comprovação acontece levando em consideração a base do governo e devem ir à agência apenas os segurados que forem chamados.
O INSS deve acompanhar dados como votação em eleições; registro de transferências de bens; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS); ou renovação de documentos, como identidade, carteira de motorista ou passaporte.
Assim, caso essas movimentações sejam realizadas, o segurado será considerado vivo. E, se houver dúvidas ou suspeita de irregularidade, o órgão poderá convocar aposentado ou pensionista para comparecer na agência.
Lembre-se que se ficar na dúvida de qualquer contato ou pedido, você pode entrar em contato pelo telefone oficial do INSS – o 135. Cheque sempre as informações em canais oficias e fuja de golpes!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares.