Seu pedido do INSS foi indeferido? Veja como agir

Entenda o que pode ser feito e como pode reverter a situação

A palavra “indeferido” pode aparecer durante algum processo ou pedido de benefício no INSS. Assim, é importante saber o que significa indeferido no INSS para que você possa agir de forma adequada, a fim de conquistar a sua aposentadoria.

O que acontece quando um processo é indeferido?

Quando um processo é indeferido quer dizer que ele foi negado. Sendo assim, você não vai poder finalizar o seu pedido porque algum problema impediu que ele continuasse.

Portanto, o que você pode fazer então é buscar entender o motivo de ter o processo indeferido e, se puder, pedir auxílio de um advogado especialista para tentar reverter a decisão. Entenda o motivo de o INSS negar aposentadoria no vídeo a seguir.

Como saber o motivo do indeferimento do INSS?

Destaques sobre *** por e-mail

Para saber o motivo do indeferimento no INSS, basta acessar seu processo no site MEU INSS. Lá terá o histórico do seu pedido, e se ele foi indeferido, também vai ter o motivo do indeferimento. 

Por que o benefício do INSS é negado?

O benefício do INSS é negado por motivos diversos. Pode ser por falta de provas ou por falta de informações necessárias. Não há como prever o indeferimento, mas sim, há como prevenir organizando tudo para o seu pedido.

Quando o INSS dá indeferido, quem paga?

Quando o INSS aparece com o indeferimento, não existe um substituto para pagar a sua aposentadoria ou outro benefício, como auxílio doença, por exemplo. No caso do auxílio doença, a empresa paga, conforme a lei, apenas 15 dias de afastamento. Depois é responsabilidade do INSS. 

O que fazer quando o benefício é indeferido?

O que você pode fazer quando o benefício é indeferido é verificar o motivo da negativa e entrar com recurso, caso você tenha razão. Contudo, se ainda faltar tempo para a aposentadoria, por exemplo, então você vai precisar completar as regras exigidas para o seu caso. Por isso, avalie com um especialista, caso você tenha dúvidas.

Na previdência social, o INSS geralmente usa este termo para negar pedidos feitos pelo segurado.

Após realizar seu pedido administrativo junto ao INSS, seja ele de aposentadoria ou benefício por incapacidade (auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez) você deverá acompanhar o resultado pelo próprio site Meu INSS. 

Para acompanhar a resposta do seu pedido, precisará de algumas informações:

  • Número do benefício;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo;
  • Número de CPF.

Indeferido não quer dizer que está tudo acabado

O papel do INSS deveria ser conceder todos os benefícios corretamente, mas como o governo precisa conter os gastos, o INSS assumiu na prática a tarefa de indeferir e atrasar a concessão da maior parte dos benefícios possível.

Assim, após o indeferimento você ainda tem várias chances de ganhar o benefício, seja com recurso à junta de recursos da previdência social ou através de uma ação na justiça federal. Por essa razão é importante entender o que significa indeferido no INSS.

Ademais, um indeferimento parcial pode preparar um novo pedido poucos meses depois, a fim de que se complete os requisitos para alcançar o benefício. Você pode entrar com quantos requerimentos quiser e o INSS restringe apenas a 1 requerimento a cada 30 dias. 

Caso ache necessário, contrate a ajuda de um advogado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis