Teve a aposentadoria bloqueada? Veja como agir!!

Entenda o motivos que pode levar ao bloqueio e qual atitude tomar

O bloqueio da aposentadoria não é um procedimento incomum no INSS. Isso acontece para que não ocorram fraudes. Todavia, muitas vezes pessoas que não tem essa intenção acabam sofrendo essa consequência. 

Quando isso acontece, quais atitudes tomar? Como proceder? A quem recorrer? Acompanhe a leitura e fique por dentro.

Quando ocorre o bloqueio da aposentadoria?

O bloqueio de um benefício do INSS pode ocorrer de maneira temporária ou permanente. Em caso temporário, por exemplo, geralmente, o beneficiário precisa fazer alguma atualização no cadastro.

Já em casos permanentes, é necessário entrar com uma reavaliação do benefício. Geralmente, os casos permanentes ocorrem por motivos, como: benefício de auxílio-doença pode sofrer bloqueio quando o INSS entende que o trabalhador já pode voltar a realizar suas atividades.

Destaques sobre *** por e-mail

A aposentadoria por invalidez pode ser interrompida quando se identifica que o aposentado recuperou a capacidade para exercer atividades. Já o benefício assistencial pode ser bloqueado quando o INSS percebe que o beneficiário tem uma renda de ¼ de salário-mínimo.

O que fazer nessas horas?

O bloqueio de aposentadoria do INSS provavelmente pode ter ocorrido por alguma inconsistência no cadastro ou falta de atualização das informações.

Para desbloquear o benefício, é muito simples. Basta acessar o aplicativo “Meu INSS” ou  o “Meu Gov.br”.

Também é possível ir direto a uma agência do INSS ou ao banco onde recebe o benefício. Apresente seu RG, CPF ou algum documento, como carteira de trabalho, carteira de identidade, RG ou carteira de habilitação.

Pessoas com mais de 60 anos, que tenham alguma dificuldade de locomoção, e pessoas com mais de 80 anos podem solicitar uma visita em domicílio de um procurador do INSS para realizar a prova de vida. Basta ligar no 135 e agendar a visita.

Portanto, se você está passando por uma situação parecida e precisa de ajuda, procure um advogado especializado em previdência social.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis