Veja calendário atualizado da Prova de Vida do INSS
No dia 15 de outubro, o INSS informou que a partir do ano de 2022, a prova de vida será de acordo com o mês de aniversário e não irá funcionar mais de acordo com o último ano em que realizou a prova.
Vale ressaltar, no entanto, que para o ano de 2021, as datas não são mais obrigatórias e o calendário foi suspenso. Ele volta somente no próximo ano. Isso não quer dizer, por exemplo, que as instituições bancárias não tenham a obrigação de realizar o procedimento se for determinado pelo cliente e aposentado.
Caso seja da preferência do aposentado, ele pode solicitar para a instituição na qual recebe o programa para que faça a prova de vida. No entanto, se não o fizer, não corre o risco de perder o benefício neste ano.
A não obrigatoriedade foi aprovada em outubro de 2021 após o presidente Bolsonaro assinar o projeto como uma forma de diminuir os contágios da Covid-19. Ao todo, já são mais de 600 mil vidas perdidas e cerca de 21 milhões de casos registrados em um ano e meio.
Golpes e a prova de vida do INSS
Muitos golpistas estão aplicando golpes em beneficiários do INSS ao entrar em contato via Whatsapp e pedir documentos ou fotografias do cartão de crédito. Vale ressaltar, no entanto, que o Instituto entra em contato apenas via MEU INSS, que é um aplicativo exclusivo do GOV. Então, se alguém se comunicar por mensagens de redes sociais e até mesmo SMS, pode se tratar de golpes. Os bancos, além disso, não podem ligar oferecendo limite de crédito para os aposentados.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de vir conhecer outras publicações de nosso portal para se manter atualizado sobre direitos e deveres do trabalhador.