segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Servidor público pode abrir MEI?

- Anúncio -

O MEI, microempreendedor individual, tem a possibilidade de abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) com regras que são mais simplificadas ao pagar apenas o DAS mensalmente – que conta com o valor destinado ao INSS e também aos impostos, sendo de R$ 5 para ISS em relação aos prestadores de serviços e de R$ 1 de ICMS para os grupos que trabalham com o comércio. 

Devido às facilidades e a diminuição de impostos que são cobrados para esse porte de empresa, que atua como servidor público pode sentir o desejo de ter a própria marca. No entanto, em escala federal acabam sendo impossibilitados pela lei. O servidor público tem a permissão, apenas, de comprar ações ou de ser sócio de marcas que estejam nestas categorias: Sociedade Limitada ou EIRELI.

De acordo com o Jornal Contábeis, entretanto, quem atua nesta modalidade – que tem mais de 400 categorias de atividades diversas – também tem a alternativa de ser apenas servidor estadual (não são todos os estados que permitem) em vez de ser federal. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Quais são as vantagens de ser MEI? 

Existem algumas vantagens de ter uma empresa na categoria de MEI, microempreendedor individual. Abaixo, o Otrabalhador citou algumas delas que podem te ajudar a entender um pouco melhor essa categoria de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). 

  • A pessoa jurídica não precisa de um alvará da prefeitura para fazer a maioria das atividades. 
  • Tem acesso a uma linha bastante expressiva de investimentos e crédito com juros mais baixos. 
  • O MEI ainda tem desconto de tributos no momento de comprar um carro zero (o carro deve ficar no nome da empresa por ao menos um ano). 
  • Possibilidade de pagar os impostos de modo mais simplificado e acessível através do DAS que é emitido no portal do PGMEI. 
  • Apoio de suporte do SEBRAE. 
  • Direito a benefícios do INSS como o auxílio maternidade, auxílio doença e outros. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua relação com o MEI hoje?

Planejando
Atuando
Explorando

Seu principal objetivo agora é:

Começar
Organizar
Crescer

Seu conhecimento sobre o universo MEI é:

Básico
Intermediário
Avançado

Qual seu maior desafio no momento?

Burocracia
Finanças
Vendas