Cadúnico: veja quem pode atualizar o cadastro sem sair de casa

Segundo o Ministério da Cidadania, alguns cidadãos podem atualizar o cadastro do Cadúnico sem precisar sair de casa

É possível atualizar os dados do Cadúnico sem sair de casa? Segundo o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. No entanto, é preciso atentar para algumas nuances. Afinal de contas, a possibilidade não está aberta para todas as pessoas. Apenas alguns cidadãos podem recorrer ao procedimento.

Recentemente, o Governo Federal lançou uma espécie de atualização do aplicativo do Cadúnico. O novo app já está disponível para download nas principais lojas de celulares com sistema Android e iOS. O download é gratuito. Quem tem a antiga versão, pode abrir a mesma loja para pedir por uma atualização.

Nesta nova versão do app, o cidadão pode realizar uma série de procedimentos. Entre eles, está justamente a questão da atualização das informações. A opção só é válida para as pessoas que precisam atualizar as suas informações por tempo. Em regra geral, cada indivíduo precisa regular o seu Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos.

Em resumo, um cidadão pode atualizar o seu perfil pelo aplicativo, caso ele não precise mudar nenhuma informação disposta na sua lista. Se nada mudou durante os últimos dois anos, então não há necessidade de se dirigir até um ponto físico. Basta checar os dados, e confirmar a atualização de casa mesmo.

A segunda regra

Destaques sobre *** por e-mail

Por outro lado, há uma segunda regra de atualização do Cadúnico. Segundo o Ministério da Cidadania, todo cidadão que tem um perfil ativo precisa atualizar as suas informações também quando houver mudanças estruturais na família. Mortes, nascimentos, mudanças de endereço e até mesmo de renda per capita precisam ser informadas.

Quem precisa atualizar o Cadúnico para mudar qualquer informação desta natureza, portanto, não pode realizar o ato pelo app. Neste caso, é necessário se dirigir até um ponto físico indicado pela sua prefeitura. Na maioria das situações, tudo acontece no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Seja como for, qualquer cidadão pode entrar em contato com a sua prefeitura municipal para saber como realizar o procedimento no caso da necessidade de atualização. As gestões municipais são responsáveis pelo processo.

Cadúnico

O Cadúnico é, portanto, uma espécie de lista virtual do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. São cidadãos que precisam de ajuda de alguma forma.

Vale lembrar ainda que a simples entrada no Cadúnico não garante automaticamente o recebimento do Auxílio Brasil ou de qualquer outro benefício social. Depois de entrar na lista, é necessário esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.

Seja como for, autoridades afirmam que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social normalmente têm mais chances de receber auxílios do governo caso façam parte do Cadúnico.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis