Casa própria ou aluguel: e agora, qual é mais vantajoso?
A casa própria pode ser originada tanto do financiamento ou de uma construção do zero. Já o aluguel, trata-se de morar na casa de outra pessoa e pagar por isso. Existem muitas dúvidas sobre qual das duas alternativas vale mais a pena em questão de pouca e grande parcela de tempo, e o Otrabalhador vai te ajudar com isso!
O aluguel é mais recomendado para aquelas pessoas que ainda não sabem quais os planos para o futuro e desejam investir.
Então, supondo que a parcela do financiamento fosse de R$ 1500 enquanto a do aluguel é de R$ 600, conseguiriam guardar uma grande parcela de dinheiro para aplicar em renda fixa ou variável.
Além disso, essa modalidade é extremamente recomendada para aqueles que desejam se mudar com mais frequência e que cobiçam uma vaga de emprego em outro estado ou então, preferem investir nos estudos.
Já para aqueles que planejam construir uma família, talvez o financiamento ou a construção sejam alternativas atraentes. Geralmente, são 30 anos de pagamento e os juros podem ser mais altos, mas, depois disso, a casa passa a ser sua e os mil reais que desembolsar, pode usar para outras coisas. Se você morasse de aluguel, teria que continuar usando esses mil reais. Paga-se 30 anos enquanto o aluguel é a vida inteira.
Reajustes do mercado
Vale ressaltar que o mercado tem reajustes. Então, o aluguel pode passar por preços inflados enquanto aqueles que financiaram, possuem a segurança de terem parcelas fixas. Logo, o mercado daqui há 05 anos, não afeta quem financiou hoje porque ele já fez um trato com os bancos. Mas, o mercado daqui há 5 anos pode inflar os preços do aluguel e tornar as buscas maiores. Logo, o preço ficaria ainda mais caro e pode ser tarde para realizar um financiamento porque as casas e os apês para comprar também teriam aumento.