Como conseguir isenção do IPVA 2022 para motos no MS?

- Anúncio -

O governador do Mato Grosso do Sul (MS), Reinaldo Azambuja, elaborou algumas formas de estimular os proprietários de motos a pagarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia, mesmo com a crise econômica provocada pela Covid-19 que deixou mais de 600 mil mortos no país.

Para isso, haverá a isenção de cobranças para cerca de 204.283 veículos fabricados antes de 2006 e que possuem mais de 15 anos desde a criação. Motos de até 150 cilindradas também podem obter a isenção. 

- Anúncio -

Alguns estados como São Paulo e o Paraná oferecem descontos de acordo com o número de notas fiscais que forem emitidas e, além disso, os cidadãos que emitem notas fiscais ainda garantem participação de sorteios milionários. 

Como pagar o IPVA em 2022?

  • Para consultar o valor do IPVA que deve pagar no ano de 2022, basta acessar o portal http://www.icmstransparente.ms.gov.br/index.aspx?sf=https://servicos.efazenda.ms.gov.br/ipvapublico/Home/Index. 
  • Nesta página, você deve informar o número da placa e o Renavam do veículo. 
  • Depois disso, basta clicar para consultar e emitir o boleto. Existe a possibilidade de pagar tudo de uma vez ou em parcelas. 

Destaques sobre *** por e-mail

Moto deve pagar IPVA?

É previsto, pela lei brasileira, que todas as motos que possuem 150 cilindradas não precisam pagar o valor do IPVA, inclusive as motos que possuem mais de 15 anos como foi citado anteriormente, o mesmo é aplicado no Mato Grosso do Sul. A lei foi aprovada com a PRS 3/2019, de autoria do Senador Chique Rodrigues do RR. 

O imposto aumenta em 2022, principalmente para os carros usados

Para o ano de 2022, é estimado que o imposto cobrado sobre cada veículo em circulação aumente em até 30% devido à nova onda de valorização dos veículos que são usados. Em algumas regiões, como Santa Catarina, essa variação já foi notada em 2021: o que se pagava R$ 300 em 2020, foi para R$ 400. A emissão dos boletos devem ser realizadas através do portal do Detran. 

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis