Corre!! As inscrições para o Fies terminam hoje (14)!! 

O Programa financia mensalidades de universidades privadas.
- Anúncio -

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando uma vaga em universidade privada tem a chance até hoje de se inscrever no Fies. Trata-se de um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas.

Contudo, você não pode perder tempo e deve correr! O prazo está se esgotando! As inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira, dia 14, no site acessounico.mec.gov.br. O candidato deve validar as informações fornecidas durante a inscrição.

O prazo para essa validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição.

O que é o Fies?

Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.

Diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar 

a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Como participar da lista de espera?

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do processo seletivo serão automaticamente incluídos na lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes, respeitando a ordem de classificação estabelecida no Edital 8/2023, que contém o cronograma e os procedimentos do Fies 2023/2.

Segundo o comunicado do Ministério, a eventual pré-seleção de candidatos que estão na lista de espera acontecerá no período de 18 de julho a 29 de agosto, por meio do Portal Único de Acesso.

Aprovado. O que fazer?

O candidato deve entrar novamente no site do Fies e complementar seus dados de inscrição. Dentro de até 5 dias, precisa ir à instituição de ensino para apresentar a documentação exigida.

Por fim, depois de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil da visita à instituição de ensino, deve comparecer a um agente financeiro (como a Caixa Econômica Federal) para formalizar o contrato de financiamento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis