Feriados do mês de novembro: quais são?
Mês tem feriado no sábado e mais duas datas que permitem folgaTodo bom brasileiro adora uma folga do trabalho para poder curtir com os amigos e a família. Viajar, pescar, fazer um churrasco, jogar conversa fora…. Tudo isso faz parte quando estamos livres de nossos compromissos laborais.
Pois então, fique sabendo a seguir, os dias que caem os feriados do mês de novembro.
Feriados em novembro
O feriado mais próximo acontece logo no dia 2 de novembro , um sábado, quando se celebra o Dia de Finados. Novembro promete mais duas datas importantes: a Proclamação da República, no dia 15, e o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Dia 2 de Novembro é feriado, o Dia de Finados. É um feriado nacional em todo o Brasil, embora, neste ano, a data caia em um sábado.
O feriado da Proclamação da República, que ocorre em 15 de novembro, é um feriado nacional desde 1949, conforme estabelecido pela Lei Federal 662, durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 2024, essa data cairá numa sexta-feira, proporcionando um longo final de semana para os brasileiros.
O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, é um feriado em todo o território nacional desde a sanção da lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023.
Agora que você sabe as datas, já se programe para poder curti-las com as pessoas que mais gosta.
Próximos feriados de 2024
- 2 de novembro: Dia de Finados (sábado)
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (quarta-feira)
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)
Datas Comemorativas em Novembro de 2024
- 2 de novembro: Dia de Finados (feriado)
- 14 de novembro: Dia do Bandeirante
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado)
- 19 de novembro: Dia da Bandeira
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (feriado)
- 27 de novembro: Dia Nacional do Combate ao Câncer
Quais as regras para quem trabalha no feriado?
Todavia, se você tiver de trabalhar em algumas destas datas, de acordo com o art. 70 da CLT é proibido o trabalho em feriados civis e religiosos, e as empresas devem pagar o salário referente a esses dias como descanso semanal remunerado (DSR). Nesse mesmo artigo, a lei abre algumas exceções para que o trabalho no feriado seja permitido.
De acordo com o artigo 67, todo funcionário tem direito ao descanso semanal de 24 horas consecutivas, que deve preferencialmente coincidir com o domingo.
Entretanto, caso o colaborador seja convocado para trabalhar neste dia, a contratante deve estabelecer uma escala de revezamento organizada mensalmente, para que nenhum profissional seja prejudicado ou exceda a carga horária estabelecida.
Quem trabalha no feriado tem direito a tirar folga?
Positivo. Para as atividades em que se permitir o trabalho nos feriados, a empresa tem duas opções:
- Realizar o pagamento em dobro por aquele dia;
- Conceder folga compensatória em dia posterior.