Gasolina e etanol devem aumentar a partir de março

MP assinada em janeiro tem validade até a próxima terça-feira
- Anúncios -

A Medida Provisória (MP) 1.157, assinada pelo governo federal em 1º de janeiro, tem prazo de validade até dia 28 de fevereiro.  Ela trata das isenções de PIS e Cofins cobradas da gasolina e do álcool combustível, e até 31 de dezembro as isenções do óleo diesel e biodiesel. 

Com a volta dos tributos federais haverá aumento da gasolina para o começo de março. A medida provisória estendeu até 28 de fevereiro Essas isenções haviam sido concedidas no ano passado pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro. Portanto, os brasileiros devem preparar os bolsos, pois aí vem aumento de combustíveis.

- Anúncios -

As projeções da Receita Federal para arrecadação têm como base parâmetros da Secretaria de Política Econômica (SPE). A nova grade de parâmetros macroeconômicos para 2023 sairá em março e vai captar uma série de itens, como cenário externo, índices de preço, juros, questões de crédito e endividamento, explicou.

Com o fim da desoneração, voltam a vigorar as alíquotas anteriores, de R$ 0,792 por litro da gasolina A (sem mistura de etanol) e de R$ 0,242 por litro do etanol. O repasse aos consumidores, no entanto, vai depender das distribuidoras e dos postos de combustíveis.

Cofres públicos

Destaques sobre *** por e-mail

Segundo as contas do Ministro da Economia Fernando Haddad, o fim da desoneração na gasolina e etanol deve aumentar a arrecadação em 28,9 bilhões de reais esse ano. 

Todavia, há uma preocupação na ala política do governo com o impacto da retomada dos tributos sobre os preços aos consumidores. O temor é que a medida impulsione novamente a inflação, que acumula alta de 5,77% em 12 meses até janeiro.

Contudo, a discussão no governo até o momento envolve apenas os impostos federais. O ICMS, que é o imposto estadual, continua reduzido. No ano passado, a alíquota desse imposto sobre combustíveis teve limite, o que está mantido até agora.

Por fim, os brasileiros terão de esperar para ver o quanto vai encarecer os preços nas bombas de combustíveis o postos de gasolina.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis