INSS começa a atender presencialmente, veja como agendar perícia
Durante a última segunda-feira (14), o INSS afirmou que estaria voltando a atender a população de modo totalmente presencial mas que para isso, seria necessário que se fizesse o agendamento de uma perícia tanto pelo telefone pelo número 132 ou até ,mesmo pelo aplicativo que é disponibilizado pelo GOV chamado de MEU INSS que desde que o cidadão tenha tanto uma senha quanto o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para que acesse as informações e acompanhe o andamento de todos os processos. Tanto pelo telefone quanto pelo aplicativo se consegue agendar as perícias.
Vale salientar que ir até a instituição sem nenhum tipo de agendamento somente será permitido a partir do mês de abril – a data ainda não foi divulgada pelo governo federal.
Nos meses de março, os agentes do INSS estavam ameaçando o garçom devido ao fato de que os processos estavam sendo feitos todos online e isso não estava facilitando o serviço dos peritos que deveriam analisar a invalidez dos cidadãos em trabalharem ou não.
O Presidente do INSS, José Carlos Oliveira, também aproveitou para declarar nesta semana que as pessoas que não possuem acesso ao aplicativo ou internet ao mesmo tempo em que contam com dificuldades para ligar a uma agência ´física, existe a alternativa de ir presencialmente sem que haja o agendamento, sendo apenas necessário justificar o caso para um dos peritos que irá atender ao cidadão.
O atendimento presencial com o agendamento está sendo praticado desde o ano de 2020 devido ao fato de que é uma forma criada pelo governo federal para impedir que a população que atua como servidores públicos para a pasta seja infectada com o vírus. No entanto, a partir de agora, as medidas que estão sendo tomadas estão a cada dia mais flexíveis para os estados.