INSS irá cancelar benefícios nos próximos 150 dias. Saiba os motivos

O órgão está apurando o pagamento de benefícios feito indevidamente

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)  informou que nos próximos 150 dias, dará início a uma rotina de cancelamentos de benefícios indevidos. 

A autarquia irá cancelar pagamentos efetuados indevidamente como, por exemplo, segurados já falecidos ou aqueles cujo valor mensal supera o teto de contribuição da Previdência Social.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o INSS paga atualmente mais de 8,5 mil benefícios indevidos a segurados que faleceram no ano passado. 

Portanto, a autarquia precisa fazer uma apuração quanto à responsabilidade dos cartórios a respeito do envio das informações de óbitos fora do prazo legal ou que estejam incompletas.

O segurado que já conquistou o direito a algum recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa ter atenção redobrada durante o recebimento a fim de evitar surpresas.

Destaques sobre *** por e-mail

Quais os motivos que levam ao cancelamento do benefício?

Existem várias razões que levam ao cancelamento dos benefícios previdenciários. Em 2021, 5,2 milhões de pagamentos foram interrompidos pela Previdência Social, evidenciando a necessidade de se manter atento às principais causas do bloqueio ou cancelamento. 

Entre os motivos podem cancelar o benefício previdenciário estão:

  • Não atualizar as informações do Cadastro Único;
  • Ausentar-se em um programa de reabilitação profissional;
  • Não comparecer na perícia médica agendada;
  • Não sacar o benefício dentro do prazo de 60 dias;
  • Continuar exercendo atividade em alto nível de periculosidade ou insalubridade (em caso de aposentadoria especial);
  • Cometer fraude;
  • Acúmulo de duas pensões. Não é possível receber dois benefícios desta natureza ao mesmo tempo, logo, um deles será cancelado.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis