INSS: NOVO pagamento do 13º salário em cota única
O INSS confirmou um novo pagamento do 13º em cota única. O pagamento será realizado para aposentados e pensionistas. Confira as datas!O INSS confirmou um novo pagamento do 13º em cota única. O pagamento será realizado para aposentados e pensionistas que não receberam as parcelas em maio e junho – adiantamento realizado neste ano.
Ou seja, aposentados e pensionistas que tiveram o benefício concedido depois de maio, têm liberado o pagamento proporcional do 13º.
O calendário de pagamentos para este grupo se inicia em novembro e é organizado de acordo com número final do cartão de benefício. Aqui vale a dica: o número considerado é aquele antes do último dígito verificador, anterior ao traço.
Calendário de pagamentos do 13º do INSS
Beneficiários que recebem até um salário mínimo:
- Benefício final 1: 24 de novembro;
- Benefício final 2: 25 de novembro;
- Benefício final 3: 28 de novembro;
- Benefício final 4: 29 de novembro;
- Benefício final 5: 30 de novembro;
- Benefício final 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 0: 07 de dezembro.
Beneficiários que recebem mais de um salário mínimo:
- Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: 07 de dezembro.
Qual o valor?
Tal como acontece nas empresas privadas, o 13º do INSS equivale ao valor recebido mensalmente pelo benefício. Mas vale lembrar que o benefício é pago proporcionalmente aos meses.
Ou seja, quem recebe R$ 2 mil de aposentadoria e tem direito ao benefício pelos 12 meses deste ano, terá direito a igual quantia pelo INSS.
Já quem tem direito, proporcionalmente, a três meses, receberá cerca de R$ 500. A conta aqui é simples, basta dividir o valor do benefício por 12 e multiplicar pelo número de meses em que tem direito a algum benefício do INSS.
Quem tem direito?
O INSS confirmou um novo pagamento do 13º em cota única. O pagamento será realizado para aposentados e pensionistas. Confira as datas!Para ter direito ao 13º do INSS é necessário ser segurado do instituto, seja por meio de aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte, entre outros.
Vale lembrar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, não recebem este pagamento a mais. Isso ainda pode mudar, isso por conta do PL 2348/2022 – de autoria de Alberto Neto, conhecido como Capitão Alberto Neto, deputado federal.
O BPC/Loas é concedido para idosos que comprovem que não têm formas de se sustentar ou pessoas com deficiências que são consideradas incapazes. Estes perfis podem ter direito a um salário mínimo por mês, mas a cota extra do 13º ainda não foi autorizada para este grupo.
Agora que você já sabe se tem direito e a data que vai receber o 13º, compartilhe com outras pessoas e ajude-as a entender também.