Isenção de taxa do Enem 2024: prazo aberto até o dia 26 de abril

Isentos se inscreveram e não foram aos dois dias de prova em 2023 precisam justificar a ausência

O processo de isenção de taxa para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve início nesta segunda, dia 15. Para isso precisam ter sido aprovados com nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na redação.

Para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, os interessados devem se cadastrar e preencher o requerimento até o dia 26 de abril. 

Requisitos

Somente é válida a isenção de taxa para candidatos que concluíram o Ensino Médio e que atendam à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a um salário mínimo nacional.

Para comprovar tais requisitos no processo de inscrição, é necessário encaminhar pelo correio os documentos comprobatórios.  

Destaques sobre *** por e-mail

Também são isentos:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Após a conclusão de todas as etapas solicitadas e a análise da documentação. O resultado do processo de isenção terá divulgação no dia 13 de maio. 

Quem tiver o pedido de isenção negado, pode entrar com recursos entre os dias 13 e 17 de maio. O resultado dos recursos ocorre em 24 de maio.

O que é ENEM? 

O Exame Nacional do Ensino Médio teve sua criação em 1998 com o objetivo de avaliar o estudante no fim da sua fase de escolaridade básica. Porém, atualmente, seu uso ocorre por mais de 500 universidades como um critério para ingressar no ensino superior. 

O exame substitui o vestibular de algumas universidades públicas e privadas, além de oferecer vagas em alguns cursos técnicos através do PRONATEC.

Com a nota do ENEM, o estudante poderá ingressar em uma universidade pública através do SISU ou privada com o PROUNI ou FIES, e ainda quem sabe, ingressar em uma universidade portuguesa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis