Participação nos lucros: como funciona e quem tem direito?
Entenda as vantagens, quem tem direito e todas as regras que envolvem o assuntoA participação nos lucros e resultados (PLR) é uma premiação que as empresas podem oferecer a seus funcionários. Nesta leitura, apresentamos tudo sobre o que é PLR, as vantagens, como calcular e mais.
Essa premiação visa reconhecer o bom trabalho de seus funcionários, assim como atrair novos talentos e mais.
Acompanhe o texto abaixo e saiba mais sobre esse tema.
O que é PLR na empresa?
A sigla PLR significa “Participação nos Lucros e Resultados”. É uma premiação oferecida por algumas empresas aos colaboradores, mediante algumas condições que podem ser metas ou produtividade.
Essa premiação está ligada diretamente à lucratividade da empresa que repassa parte desses lucros visando reconhecimento pelo trabalho e empenho de seus empregados.
Importante saber que essa premiação não é obrigatória e também não pode substituir salários. Todos os trabalhadores que executam suas atividades com carteira assinada são passíveis de receber o PLR, independentemente do tempo de contrato.
Qual é a diferença entre PLR e PPR?
As duas siglas são relacionadas a premiações, mas possuem detalhes diferentes. O PLR, como dissemos anteriormente, é a divisão de lucros obtidos pela empresa e precisa de alguns cuidados e critérios.
Já o PPR significa “Programa de Participação em Resultados”, ou seja, essa premiação está ligada às metas alcançadas, por exemplo, aumento do número de clientes em 20%. Nesse caso, não estaria atrelado aos lucros obtidos, e sim em uma premiação oferecida por esse tipo de resultado.
O tipo de premiação é determinado pela empresa, e ambos possuem suas vantagens, como motivar seus empregados, atrair novos talentos e mais.
Quem tem direito a receber PLR?
Todos os trabalhadores que exercem suas atividades com carteira assinada têm direito a receber a PLR. Lembre-se que esse tipo de premiação não é obrigatório, por isso, depende das condições da empresa.
Os profissionais que não trabalham em regime CLT não possuem o direito de receber a PLR, como freelancers, estagiários e servidores públicos.
Quais são as vantagens de adotar a PLR?
Existem diversos benefícios em adotar a participação em lucros e resultados na empresa. Confira os principais.
1. Motivação e engajamento
Um dos principais objetivos das empresas que oferecem o PLR é motivar e engajar seus empregados. Se você trabalha sabendo que precisa alcançar determinadas metas para receber a premiação, você consegue entregar mais qualidade e melhores resultados.
Além disso, a empresa precisa traçar metas possíveis e boas condições de trabalho.
2. Redução do turnover
Oferecer PLR é uma das formas de reduzir o turnover das empresas. O turnover é a alta rotatividade de funcionários e isso é algo que preocupa muitas empresas. O PLR é uma forma de motivar o empregado a permanecer na empresa por mais tempo.
3. Atração de talentos
Oferecer PLR é uma das formas de atrair novos talentos para a empresa e, às vezes, é até um fator decisivo na contratação. Inclusive, as empresas até colocam essa premiação nas propostas de vagas de emprego para atrair mais candidatos.
4. Transparência
As empresas precisam deixar bem estipulado quais são os critérios para alcançar esse tipo de premiação. Essa transparência permite aos funcionários manter o foco e entregar os resultados esperados, além disso, sabem o que podem receber com esse esforço.
Como calcular a PLR?
Como a premiação é estipulada por cada empresa, não há uma regra definida ou cálculo padrão para realizar esse cálculo. Cada empresa precisa definir qual será o método para pagamento do PLR e estipular em convenção coletiva de trabalho.
Os valores podem ser fixos, por porcentagem ou os dois. Além disso, há algumas empresas que pontuam por equipes ou individualmente, nesses casos, cada funcionário pode receber um valor diferente.
Ainda, há empresas que pagam o mesmo valor para todos os funcionários, pois consideram a empresa como um todo.