Pretensão salarial: saiba como definir o valor ideal para você

Realizar uma pesquisa detalhada e avaliar suas qualificações são fundamentais para garantir uma boa negociação
- Anúncio -

A pretensão salarial é sempre uma dúvida recorrente entre os candidatos a uma vaga de emprego. Seja para preencher o campo no currículo ou para responder ao recrutador em uma entrevista, é importante destacar que esse valor não é aleatório, ele deve considerar uma série de variáveis como a experiência profissional e a importância do cargo.

Se você sempre fica apreensivo ao definir uma proposta para qual o salário mensal almeja ganhar, no post de hoje vamos entender melhor o que é pretensão salarial, qual a importância dessa pergunta em processos seletivos e qual a melhor maneira de definir um valor que não soe irreal ou exagerado, confira!

O que é pretensão salarial e para que serve?

Na busca pelo primeiro emprego, a pretensão salarial gera muitas incertezas nos candidatos, não é mesmo? Por isso, vamos explicar com detalhes o que ele significa. Pretensão salarial é o valor do salário que um profissional gostaria de receber pela função que está se candidatando.

Apesar desse campo no currículo parecer algo assustador para a maioria dos candidatos, o interesse do contratante na pretensão salarial no primeiro momento funciona como um filtro para prosseguir o processo seletivo. Primeiramente, o recrutador vai comparar o valor sugerido com a faixa salarial do cargo para analisar o perfil do candidato.

Um valor mais alto pode significar que o profissional é qualificado e tem bastante experiência na área ou se for muito baixo, pode indicar que o candidato não tem conhecimento no mercado que quer entrar. Se caso for uma vaga nova, essa também é uma forma da empresa pesquisar qual salário seria adequado para a posição.

O que responder quando perguntam qual a pretensão salarial?

É normal as pessoas terem medo de pedir um salário alto demais ou desvalorizar seu trabalho, por isso, diversos candidatos acabam por desistir de vagas que os interessam por não saber como responder qual a pretensão salarial. Mas isso não precisa acontecer!

O teto salarial de um cargo nada mais é que um intervalo de valores, que, claro, pode crescer ao longo dos anos de experiência. Por isso, você pode responder, por exemplo, entre R$ 2.000 e R$ 2.500. Dessa forma, você mostra flexibilidade e dá uma margem de negociação para ambas as partes.

O mais importante é nunca “inventar” números, realizar comparações com outros profissionais de níveis diferentes, pedir valores que não condizem com a sua função e aceitar qualquer proposta salarial sem negociar.

Refletir as chances de crescimento dentro da companhia que está se candidatando, as oportunidades que podem surgir, os aprendizados e outros benefícios podem te ajudar a chegar em um valor mais adequado.

Como decido qual salário acredito que devo receber?

A sua pretensão precisa estar de acordo com suas experiências profissionais e os seus talentos. Algumas dicas podem te ajudar a chegar em um valor condizente com a vaga que você está se candidatando.  Confira:

  • Entenda seu valor de mercado;
  • Analise seu tempo de experiência na área;
  • Defina suas prioridades de crescimento profissional;
  • Esteja ciente de qual é o seu custo de vida;
  • Considere sua região de trabalho;
  • Tente entender o momento que a empresa está passando e o cenário econômico do país.

Como colocar a pretensão salarial no currículo?

A pretensão salarial não é um dado obrigatório no currículo, o ideal é que ele seja informado apenas quando for solicitado pela empresa contratante. 

Aliás, a inclusão deste dado pode fazer você sair logo na primeira fase de um processo seletivo. Algumas empresas recebem muitas propostas e podem usar esse fator de exclusão na triagem.

O mais comum mesmo é que seja um assunto que se trata na entrevista de emprego, mas lembrando que ele deve ser uma iniciativa do recrutador.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis