Domingo, 11 de outubro de 2026

Salário Mínimo deve ser de R$ 6,7 mil

O valor do salário mínimo deveria ser de R$ 6.754,33, de com dados do Dieese. Confira a evolução dos últimos anos!

Lucy Tamborino
Escrito porLucy Tamborino
Publicado em
1 min de leitura185 palavras
Salário Mínimo deve ser de R$ 6,7 mil

O valor do salário mínimo deveria ser de R$ 6.754,33, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O montante é 5 vezes o atual valor de R$ 1.212.

Entenda: Saiba tudo sobre a restituição do imposto de renda 2022

Isso pensando numa família com quatro pessoas, duas crianças e dois adultos.

Anúncio

O valor é feito com base na Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA) - um levantamento do valor da cesta básica em 17 estados. Em São Paulo, por exemplo, o valor da cesta básica é de R$ 803,99.

Em outras palavras, o valor hoje do salário mínimo está muito longe do ideal para que uma família consiga bancar os gastos básicos como saúde, moradia, alimentação e vestuário. Desta forma, muitas famílias se encontram em vulnerabilidade social.

Mesmo que existam programas sociais, como é o caso do Auxílio Brasil,

Valor do Salário Mínimo

O salário mínimo atualmente está em R$ 1.212 e, embora o reajuste tenha sido de 10,18%, não significou aumento real, já que cobriu apenas a inflação. Confira abaixo os salários mínimos dos últimos anos:

ANOVIGÊNCIAVALORATO LEGALPERCENTUAL DE AUMENTO
202201/2022R$ 1.212,00MP 1.091, de 30/dez/202110,18%
202101/2021R$ 1.100,00Lei 14.158/20215,26%
202001/2020R$ 1039/ em Fevereiro para R$ 1.045,00Lei 14.013/2020/MP 916/20194,11%/0,58%
201901/2019R$ 998Decreto 9.661/20194,61%
201801/2018R$ 994Decreto 9.255/20171,81%
201701/2017R$ 937Decreto 8.948/20166,48%
201601/2016R$ 880Decreto 8.618/201511,68%
201501/2015R$ 788Decreto 8.381/20148,84%
201401/2014R$ 724Decreto 8.166/20136,78%
201301/2013R$ 678Decreto 7.872/20129,00%
201201/2012R$ 622Decreto 7.655/201114,13%
201101/2011R$ 540/ em março R$ 545,00Lei 12.382/2011/MP 516/20100,93%/5,88%
201001/2010R$ 510Lei 12.255/20109,68%
200902/2009R$ 415 / em Fevereiro para R$ 465,00Lei 11.944/200912,05%
200803/2008R$ 380 / em Março para R$ 415,00Lei 11.709/20089,21%
200704/2007R$ 350 / em Abril para R$ 380,00Lei 11.498/20078,57%
200604/2006R$ 300/ em Abril para R$350,00Lei 11.321/200616,67%
200505/2005R$ 260 / em Maio para R$ 300,00Lei 11.164/200515,38%
200405/2004R$ 240 / em Maio para R$ 260,00Lei 10.888/20048,33%
200304/2003R$ 200/ em Abril para R$ 240,00Lei 10.699/200320,00%
200204/2002R$ 180 / em Abril para R$ 200,00Lei 10.525/200211,11%
200104/2001R$ 151 / em Abril para R$ 180,00MP 2.194-6/200119,21%
200004/2000R$ 136 / em Abril para R$151,00Lei 9.971/200011,03%
199905/1999R$ 130 / em Maio para R$ 136,00Lei 9.971/20004,62%
199805/1998R$ 120 / em Maio para R$ 130,00Lei 9.971/20008,33%
199705/1997R$ 112/ em Maio para R$ 120,00Lei 9.971/20007,14%
199605/1996R$ 100,00 / em Maio para R$ 112,00Lei 9.971/200012,00%
199505/1995R$ 70,00 / em Maio para R$ 100,00Lei 9.032/199542,86%
199403/1994R$ 64,79 – R$ 70,00MP 598/1994/Lei 8.880/19948,04%
Compartilhe: