Abono salarial Pis/Pasep já está disponível para saque; veja quem pode

Abono salarial Pis/Pasep está disponível para alguns trabalhadores brasileiros. Veja quem pode movimentar neste final de ano
- Anúncio -

Com a chegada do final de ano, normalmente chegam mais contas para pagar, presentes para comprar e até mesmo aquela viagem para fazer com a família e com os amigos. Nesse sentido, receber um dinheiro extra poderia fazer muita diferença.

Boa parte dos trabalhadores brasileiros não sabem, mas é possível conseguir esse dinheiro movimentando o abono salarial Pis/Pasep que já está disponível para todos os cidadãos aptos ao recebimento.

O abono salarial Pis/Pasep é um saldo voltado aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês. Além disso, é preciso seguir todas as regras indicadas abaixo:

  • estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • ter recebido até 2 salários mínimos médios (no valor em vigor no ano-base) de remuneração mensal no período trabalhado;
  • ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2022);
  • ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2022).

As diferenças entre o Pis e o Pasep

É importante notar que existe uma diferença entre os pagamentos do PIS e do Pasep. O PIS é voltado aos cidadãos que atuaram como trabalhadores de empresas privadas, e o Pasep é voltado para aqueles que atuaram como servidores públicos.

Nos dois casos, os pagamentos realizados em 2024 são referentes ao ano base de 2022. Assim, o que vai ser tomado como referência é tudo o que você fez na sua vida trabalhista há dois anos, e não necessariamente agora.

O PIS é liberado aos trabalhadores privados através da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é liberado aos servidores públicos através do Banco do Brasil.

O valor do Pis/Pasep

O valor exato do abono salarial Pis/Pasep varia a depender do número de meses trabalhados pelo cidadão no ano base de 2022. Quem trabalhou por 12 meses, por exemplo, recebe um salário mínimo completo, ou seja, R$ 1.412.

Já as pessoas que trabalharam por menos meses, recebem um valor proporcional ao tempo trabalhado.

Tanto no caso do Pis como no caso do Pasep os calendários já foram concluídos. Isso quer dizer que todo mundo já está com o dinheiro na conta. Vale sempre lembrar que existe um prazo de retirada do dinheiro que vai até o próximo dia 27 de dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis