PIS: tem como receber saldo todos os anos? Veja requisitos
O calendário do PIS e Pasep começa desde a última semana e já conta com milhões de brasileiros para receber o valor referente ao ano de trabalho 2020. De acordo com a Caixa, existe até mesmo a alternativa de receber de anos anteriores que não foram sacados. No entanto, seria necessário que o cidadão esperasse o final deste calendário, que está previsto somente para março, para somente depois disso ir até a instituição física e fazer a solicitação. Vale salientar que aqueles que são herdeiros também contam com a possibilidade de fazer a solicitação caso o pai ou outra pessoa tenha valor a receber.
Durante essa terça-feira (15), houve o início do pagamento do Pasep no Banco do Brasil e os grupos com final do NIS 1 e 0 devem ser beneficiados com o valor que chega a até um salário mínimo. Para saber quanto tem para receber, basta dividir o valor de salário por 12 e multiplicar pelos meses atuados em 2020. O cálculo é mais simples do que o esperado.
Para ter direito ao abono salarial do PIS e Pasep é necessário que você:
Tenha atuado ao menos um mês de trabalho durante o ano base de 2020 com carteira assinada ou como servidor público.
Tenha a renda de até dois salários mínimos no ano de 2020 na categoria de bruto. O benefício é destinado somente para quem é de baixa renda como forma de complementar o valor mensal e anual da família.
Estar inscrito no sistema RAIS há cinco anos ou mais.
Vale salientar que quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito de receber o valor devido ao fato de que não atua como carteira assinada ou servidor público. Ou seja, não está cumprindo com todos os requisitos que estão sendo solicitados.