FGTS: será que a empresa está depositando?

O FGTS, também conhecido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma das contribuições mais importantes que uma empresa pode fazer ao trabalhador e ele pode sacar esse valor seja no mês de aniversário quanto quando for demitido pela pessoa jurídica.  No entanto, nem sempre os trabalhadores sabem se a empresa na qual estão atuando realmente está realizando o pagamento corretamente. 

Entretanto, vale ressaltar que existem alguns pontos que podem ser observados e, dessa forma, te permitem saber se está sendo depositado e, se não estiver, como poderá resolver o caso.  Portanto, continue a leitura com OTrabalhador para saber mais sobre o assunto!

Aplicativo do FGTS 

Existe o aplicativo do FGTS que está sendo disponibilizado na Play Store. Ele foi criado pelo GOV e, após cadastrar os seus dados através dele, é possível que você veja todo o seu histórico de contribuição para o FGTS. 

Caso a empresa não esteja fazendo o depósito como é esperado, não será possível ver os dados referentes ao tempo de trabalho para aquela marca. 

Destaques sobre *** por e-mail

E, se isso acontecer, um passo importante é entrar em contato com o setor de RH da empresa. Ao conversar com eles, pode descobrir o motivo do depósito mensal não estar sendo realizado e saberá como resolver a situação. 

Esse problema é muito comum, principalmente dentro das pequenas empresas que não conhecem a legislação e que também não estão ciente das consequências de não fornecer os direitos reais dos trabalhadores com carteira assinada. 

Quem trabalha na modalidade de pessoa jurídica para determinada marca, não tem o direito de ter o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço como a modalidade CLT. A pessoa jurídica, apesar de contribuir para o INSS, também fica impedida de solicitar o seguro desemprego que dura tempos específicos dependendo do histórico de vezes que solicitou o benefício. 

 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis