Veja como se cadastrar no Meu INSS e os serviços que estão disponíveis

Veja como se cadastrar no Meu INSS e quais os serviços que estão disponíveis. Veja a seguir como operar o aplicativo do Meu INSS.

É possível acessar uma série de serviços através do Meu INSS, que é uma plataforma totalmente digital, online e que foi construída para facilitar a vida dos trabalhadores e dos segurados. Já são mais de 90 serviços digitais e que podem ser agendados diretamente pela plataforma.

A plataforma pode ser acessada tanto pelo computador como também através do celular (formato Android e iOS). Para se cadastrar no Meu INSS, é preciso entrar no sistema gov.br pelo seu computador ou baixar o aplicativo que está disponível gratuitamente no seu sistema operacional.

Após cadastrar a sua senha, clique para inserir o número do seu CPF, nome completo e avançar. Preencha mais alguns dados, como o nome da mãe, número do celular, data de nascimento, e-mail e entre outros. Confirme o seu e-mail e número de celular, para então criar a sua senha de acesso.

Autorizações necessárias para o INSS

Deve-se autorizar o compartilhamento de dados do Gov.br para o INSS, além de confirmar informações como o histórico da sua vida de trabalho e incluindo as datas e os nomes das empresas em que trabalhou. Após isso, vai poder utilizar os serviços do Meu INSS.

Destaques sobre *** por e-mail

Entre os serviços que já se encontram disponíveis, confira alguns a seguir:

  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Prova de vida digital;
  • Envio de documentos digitalizados;
  • Alterar o pagamento de benefício em conta-corrente;
  • Solicitação de aposentadoria e outros benefícios do INSS;
  • Declaração de benefício do INSS;
  • Emitir Guia de pagamentos;
  • Encontrar agência por região;
  • Salário-maternidade;
  • Resultado de benefício por incapacidade;
  • Declaração de contribuinte individual

Solicitação da aposentadoria: como realizar?

Após logar no sistema do INSS, vá até “Serviços” e clique sobre o benefício. Selecione pela opção de “Agendamento e Solicitações” para realizar um novo requerimento. Selecione por aposentadoria e a categoria desejada.

Preencha ou se for o caso, atualize as suas informações. Anexe os documentos que forem solicitados pelo Meu INSS, informando todos os dados que lhe forem exigidos. Para o agendamento de uma perícia médica pelo Meu INSS é preciso acessar o portal, ir até “Agende sua perícia” e em seguida clique até “Agendar novo”.

Os serviços do Meu INSS são uma verdadeira revolução, afinal até pouco tempo não era possível realizar nenhum serviço desde o conforto de casa, sendo necessário pegar em muitos casos fila para ter atendimento em uma agência do Instituto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis