FGTS pode ser utilizado para quitar parcelas atrasadas da casa própria

A notícia de nova liberação do FGTS animou muitos brasileiros, mas ainda ficaram algumas dúvidas de como seria essa iniciativa. Entenda!

A notícia de nova liberação do FGTS animou muitos brasileiros, mas ainda ficaram algumas dúvidas de como seria essa iniciativa.

Com o desemprego em alta e muitas famílias precisando desta notícia, nós preparamos um artigo especial. Além desta nova liberação do FGTS, explicada abaixo, há outra pode te ajudar.

Nova liberação do FGTS

Você sabia que o FGTS agora conta com uma nova liberação? Isso mesmo. A novidade é que é possível usar o dinheiro para pagar até 12 parcelas atrasadas do financiamento de uma casa – no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

A decisão aconteceu em reunião do Conselho Curador do FGTS e tem data para se manter – até o fim deste ano. Depois disso, ainda precisará ser decidido se a medida será renovada ou não.

Destaques sobre *** por e-mail

O FGTS também poderá ser utilizado tanto para reduzir o número de parcelas quanto para diminuir o valor mensal, por exemplo.

Já para compra ou construção da casa própria, o fundo está liberado apenas para quem possuir pelo menos três contribuições.

Saque extraordinário do FGTS

Como o próprio nome supõe, esta é uma medida extraordinária. Neste ano, a liberação do FGTS está limitada a R$ 1 mil. Em outras palavras, não é possível sacar mais que este valor. Já quem tem menos que isso no fundo, poderá sacar o valor integral no qual tem direito.

O saque está liberado para qualquer pessoa que tenha dinheiro no fundo, basta apenas aguardar o calendário oficial e solicitar os valores no aplicativo do FGTS – disponível para Android e iOS. 

As liberações acontecem de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores, sendo que a última liberação está prevista para 15 de junho.

Você pode conferir mais detalhes e o calendário oficial em artigo especial sobre o assunto.

Entenda também o que pode ser “Saque FGTS em processamento” e se você deve se preocupar com isso ou não.

O que é FGTS?

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma espécie de poupança feita compulsoriamente. O empregador é obrigado a depositar 8% do salário do funcionário do fundo e também a pagar 40% do valor em caso de demissão sem justa causa.

Ou seja, é um dinheiro que protege o trabalhador em caso de demissão e outras situações em que o saque é liberado.

Para movimentar a economia outras modalidades têm surgido, como é o caso do saque-aniversário e o saque extraordinário, explicado acima.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares para ajudá-los.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis