MEI: como solicitar um empréstimo pela internet?

O microempreendedor individual, ou MEI, dispõe de uma situação diferenciada em relação a outros trabalhadores no que diz respeito à obtenção de empréstimos. Esses profissionais têm alguns direitos e benefícios extras, inclusive no processo de contratação de uma linha de crédito.

A burocracia é bem menor, assim como as taxas de juros e prazos mais facilitados do que para os demais na hora de solicitar crédito. Inclusive, essa categoria não tem a necessidade de oferecer garantias e o valor pode ser utilizado no capital de giro, realizar benfeitorias e até mesmo pagar fornecedores.

Ficou interessado? Continue a leitura.

O MEI e suas vantagens

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é essa categoria de Microempreendedor Individual. O MEI foi criado através da Lei Complementar nº 128/2008, está em vigor desde 1º de julho de 2009 e já é o modelo mais comum de empresa adotado pelos brasileiros. 

Trata-se de um modelo mais simples para quem trabalha por conta própria. Inclusive, muitos se descobriram assim com a pandemia da Covid-19. Por demissão de seus empregos ou para somar renda.

Manicures, boleiras, cozinheiros são alguns exemplos. As benesses estão associadas ao INSS com garantia de aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio doença. 

No caso específico que é a obtenção de crédito, o MEI deve estar em dia com as suas obrigações, além de ter o faturamento dentro do limite permitido.

Outro ponto que precisa ficar bem claro é que o MEI é uma pessoa física com CNPJ e não uma empresa com CNPJ. Por isso tem vários benefícios e facilidades.

Para continuar enquadrado, precisa seguir algumas regras:

  • ter faturamento máximo de R$81 mil ao ano;
  • contratar, no máximo, um colaborador;
  • não ser sócio de outras empresas;
  • exercer uma das atividades permitidas pela Resolução GGSN 140/2018.

Quais os documentos necessários para o empréstimo?

Os documentos exigidos para empréstimo MEI são bastante similares aos exigidos para empréstimos de pessoa física: RG, CPF, comprovante de residência, além do comprovante MEI, emitido pelo Portal do Empreendedor, e dados da sua conta bancária.

Quais são os empréstimos para o MEI?

Assim como acontece para qualquer outra modalidade, uma linha de crédito para Microempreendedores Individuais, se faz  necessária a comprovação da capacidade de pagamento.

Além do mais, é necessário apresentar a finalidade do uso do dinheiro. Ele pode ser utilizado para diferentes objetivos, desde que estejam sempre atrelados às atividades exercidas. 

Na maioria das vezes, quem é MEI solicita empréstimos para pagamento de fornecedores, compra de equipamentos e insumos,  organização financeira do negócio e capital de giro. Isto é, o empréstimo só pode ser utilizado para fins de expansão do próprio negócio e não para fins pessoais.

Em suma, saiba que o empréstimo é concedido por instituições financeiras. Portanto, há diferenças nas taxas e nas condições praticadas pelos bancos. Por isso, é necessário analisar a alternativa mais adequada à sua realidade.

Como solicitar o empréstimo on line?

Solicitar empréstimo para CNPJ MEI é mais simples do que se imagina. Basta acessar o Serasa eCred. Veja como fazer:

  1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do  Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

  1. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados na plataforma.

  1. Preencha as informações do empréstimo que deseja

Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel.

  1. Confira e compare opções

Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.

  1. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos.