Como abrir MEI em Olinda? Veja passo a passo
De acordo com a prefeitura de Olinda, o número de MEI, microempreendedor individual, deu um salto durante a pandemia da Covid-19 devido ao fato de que divulgaram a Sala do Empreendedor que tem como objetivo auxiliar toda a população que vive na cidade sobre como deve ser a abertura de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e quais são as obrigações que devem estar em dia como a declaração anual de faturamento e até mesmo em relação ao pagamento mensal do DAS.
Foi informado no site da prefeitura que o número de microempreendedores individuais teve um salto bastante expressivo na pandemia, saindo de 18.421 no ano de 2019 para cerca de 26.801 que foram registrados até o ano de 2021.
A Sala do Empreendedor conta com o atendimento automatizado que vai das 8h às 13h e auxilia gratuitamente quem está pensando em abrir MEI: a abertura ocorre de forma simplificada no próprio local ao levar dados como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também em relação ao comprovante de residência. A gestora também informa que caso o cidadão tenha alguma dúvida sobre como ter acesso à sala na prefeitura, também existe a alternativa de entrar em contato com os números (81) 99103-5359 e (81) 99615-9255 ou perguntar sobre na recepção.
Vale salientar que a abertura do MEI, microempreendedor individual, deve ser feita de forma totalmente gratuita e sem custos. Além disso, consegue-se fazer todo o processo em cada através do Portal do Empreendedor. Na cidade de Olinda, também é solicitado que o empreendedor tenha a sede da marca na empresa e que esteja em dia em relação ao pagamento dos impostos do local em que a sede deve ficar, sendo necessário levar as guias de IPTU.