Auxílio Brasil: perdi meu emprego em 2022, ainda vou poder receber?
O Auxílio Brasil foi um programa criado durante o ano de 2021 como forma de substituir o Bolsa Família. Em suma, existem algumas regras para que se tenha acesso a ele, como o fato de ter renda de até R$ 200 por pessoa na família e ter inscrição atualizada no Cadastro Único. Todos os brasileiros podem receber. No entanto, é importante ter esse teto de renda máxima. Por isso, quando terminar de receber o seguro desemprego no ano de 2022, que pode variar de três até cinco meses, você terá a possibilidade de fazer a solicitação para a sua família.
Existem alguns requisitos quando existem mulheres entre os beneficiários do grupo familiar devido ao fato de que precisam ter um acompanhamento anual com um ginecologia (meninas de 14 anos até as mulheres de 44 anos) e as crianças devem ter um acompanhamento e frequência escolar de, no mínimo 75% até 85%, – isso pode variar de acordo com a faixa etária.
Diferente do Auxílio Emergencial que teve as inscrições somente no mês de abril do ano de 2020, as famílias podem se inscrever a qualquer momento neste programa social, bastando ir até um polo físico do CRAS com os documentos que comprovem a renda do grupo. As inscrições no Cadastro Único não podem ser feitas de forma online e o cidadão ainda terá que receber em sua casa a assistência social.
Tenho a carteira de trabalho assinada, tenho como receber o Auxílio Brasil?
É comum que alguns brasileiros, mesmo trabalhando com a carteira de trabalho assinada, não conseguem fazer com que a renda familiar por pessoa seja acima de R$ 200 por mês. Neste caso, o cidadão pode ir até um dos polos do CRAS e fazer a solicitação do benefício porque está dentro do requisito atrelado à renda.