Qual o tempo limite para ter uma jornada de trabalho saudável?

A CLT tem um artigo sobre o assunto e estabelece os limites. Entenda

Jornada de trabalho é o tempo em que o empregado que atua sob regime da CLT fica à disposição do empregador, seja produzindo ou aguardando ordens. A Constituição Federal determina que a jornada normal de trabalho deve ter uma duração de até 8 horas diárias ou 44 horas semanais.

Para trabalhadores que atuam em turnos ininterruptos de revezamento, a jornada é de 6 horas diárias. Não consta na legislação trabalhista um termo que dite o horário inicial e o final da jornada, o que possibilita um acordo entre empregador e empregado ou a Convenção Coletiva que rege o vínculo entre as duas partes.

Todavia, quanto mais horas o trabalhador se dedica a um trabalho estressante, maior o risco de desenvolver depressão. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Michigan (EUA) e publicado pelo “New England Journal of Medicine”. 

Os pesquisadores analisaram uma base de dados coletada ao longo de onze anos (2009-2020), com mais de 17 mil médicos que estavam no primeiro ano de residência em hospitais nos Estados Unidos. A idade média dos médicos no estudo foi de 27 anos e pouco mais da metade eram mulheres. 

Jornadas longas X saúde prejudicada

Destaques sobre *** por e-mail

Entre todos os fatores de estresse que afetam os médicos, trabalhar um grande número de horas é um dos principais contribuintes para a depressão. Segundo o levantamento, quem trabalha 90 ou mais horas por semana triplica os indicadores de sintomas de depressão. Isso  em relação a quem cumpre 40 a 45 horas por semana.

Assim, o estudo mostra que o índice relacionado a quadros de depressão costuma ser proporcional à quantidade de horas na ativa. Aqueles que se dedicam ao trabalho de 40 a 45 horas tiveram um aumento médio dos sintomas em relação a quem cumpre jornadas mais curtas. Já os que trabalham mais de 90 horas tiveram um aumento ainda maior.

Todavia, além disso, uma porcentagem maior dos médicos que trabalha um grande número de horas teve pontuações altas o suficiente para serem diagnosticados com depressão moderada a grave. A ponto de justificar a realização de um tratamento, em comparação com quem trabalhou menos horas.

Os autores da pesquisa sugerem que estudos paralelos ocorram em outras funções que costumam estar associadas a altos níveis de estresse e a jornadas longas de trabalho. Eles acreditam que o efeito negativo na saúde mental de quem trabalha por muitas horas está, provavelmente, presente também em outras profissões.

Dessa forma, a CLT também controla o intervalo entre duas jornadas diárias de trabalho. Esta deve ser de 11 horas consecutivas para a maior parte das atividades profissionais. 

Por fim, alguns ramos, entretanto, contam com um intervalo maior entre jornadas (inclusive, ele pode ser de 17 horas consecutivas).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis