IR 2023: cidadão já pode verificar se vai receber restituição no 3º lote
Receita Federal abriu nesta segunda-feira (24) o processo de consulta aos dados do terceiro lote da restituição do Imposto Renda. Veja o que se sabeAcabou a espera. O cidadão que deseja saber se vai receber a restituição do Imposto de Renda neste terceiro lote já pode realizar a consulta. Desde as 10h desta segunda-feira (24), a Receita Federal abriu as informações para que cada contribuinte possa verificar se está entre os cidadãos contemplados nesta próxima rodada.
No terceiro lote, a Receita Federal também vai liberar os pagamentos para as pessoas que precisam receber os valores residuais de competências anteriores. Vale sempre lembrar que nesta segunda-feira (24) apenas a consulta está sendo liberada. O dinheiro só estará na conta a partir do dia 31 de julho.
Daqui a exatamente uma semana, a expectativa é de que pouco mais de 5,6 milhões de contribuintes recebam o saldo em suas contas. Para tanto, o Fisco está liberando R$ 7,5 bilhões em pagamentos. Em julho, a Receita vai fazer a primeira liberação para os chamados contribuintes não prioritários.
A lista completa dos grupos é esta:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
Os pagamentos da restituição
Ainda de acordo com as informações da Receita Federal, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda serão feitos de maneira automática na conta que o cidadão informou no momento da declaração. Quem optou pelo sistema de Pix, vai receber o dinheiro através da chave informada.
Caso a conta que o cidadão informou na declaração não esteja mais em funcionamento por qualquer razão, o Fisco vai enviar o dinheiro correspondente para o Banco do Brasil. O cidadão pode entrar em com esta instituição para reaver a quantia.
A consulta
Qualquer cidadão que fez a declaração do Imposto de Renda pode consultar as informações da sua conta sem precisar sair de casa. Basta acessar o site oficial da consulta gerido pela Receita Federal. Para verificações mais complexas é necessário buscar o portal e-CAC, que fica dentro do app da declaração.
As datas
No decorrer deste ano, o Fisco planeja realizar cinco liberações de lotes para os contribuintes. Os dois primeiros repasses, aliás, já foram liberados. Veja no calendário abaixo:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.