Tem início a fase de testes do FGTS Digital. Veja o que muda!

Empresas do Grupo 1 do eSocial já podem testar o FGTS Digital
- Anúncio -

A fase de testes do FGTS Digital teve início no último dia 19, e trará mudanças significativas na forma de cumprimento da obrigação de recolhimento do Fundo de Garantia.

Além da cultura dos empregadores, portanto, há necessidade de atenção redobrada para alguns detalhes, de forma a se evitar transtornos com a mudança que se aproxima.

A fase de testes inicia para as empresas do Grupo 1 do eSocial. Os outros grupos poderão testar o FGTS Digital a partir de 16 de setembro e todos os grupos poderão testar o FGTS Digital até o dia 10 de novembro deste ano.

Todavia, por se tratar de um ambiente de testes, as guias do FGTS Digital não terão validade legal, mas o empregador poderá fazer a simulação dos pagamentos, acompanhando o processo desde o envio dos dados ao eSocial até a quitação da obrigação de recolhimento. 

Testes do FGTs Digital

A expectativa é de que a tecnologia desenvolvida pelo Serpro para o Ministério do Trabalho e a Caixa reduza o tempo gasto pelas empresas no recolhimento do FGTS de 34 para 25 horas mensais, já que as informações do eSocial é que serão responsáveis por alimentar diretamente a base de cálculo. 

Assim, segundo o Serpro, o sistema deve eliminar burocracias e custos, diminuir custos operacionais, reduzir despesas com tarifas além de promover a transparência, integração de ambientes e facilitar gerenciamento de informações.

Como será o recolhimento no FGTS Digital

O procedimento padrão de recolhimento do FGTS realizado hoje pelas empresas envolve gerar uma folha de pagamento, enviar o documento a um sistema de recolhimento da Caixa, aguardar a geração de um segundo documento, quitar, e, após tudo isso, acessar um outro sistema da Caixa para a transmissão e envio. 

Agora, a folha de pagamento já será transmitida automaticamente para o eSocial, que irá compartilhar as informações, também de forma automática, ao FGTS Digital, bastando acessar o ambiente online para o pagamento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis