Cadúnico: veja perguntas e respostas sobre o cadastro em 2024
Cadúnico é usado como porta de entrada do governo federal para uma série de benefícios sociais como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacionalVocê sabe o que é o Cadúnico? Trata-se de uma lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É através destas informações, que o governo pode decidir quem entra em programas sociais como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional.
Mesmo que estejamos falando de um sistema que já existe há algumas décadas, sempre que um novo ano começa, novas dúvidas em torno da inscrição no Cadúnico começam a surgir também. Neste sentido, separamos abaixo uma série de dúvidas comuns sobre o tema.
Dúvidas sobre o Cadúnico
Como se inscrever
Abaixo, você pode entender como é feita a pré-inscrição remota do Cadúnico
- Acesse o site Gov.br, de serviços do governo federal ou no app Cadastro Único;
- Faça login ou crie uma conta gov.br;
- Informe endereço e contatos da família;
- Preencha informações sobre cada integrante da família, incluindo responsável familiar;
- Compareça a um posto de atendimento do Cadastro Único em até 240 dias;
- No posto de atendimento municipal, a equipe vai confirmar o endereço e coletar as demais informações referentes à família.
Quem pode se cadastrar?
Em 2024, o Cadúnico é voltado para:
- famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, com o novo salário mínimo de R$ 1.412, esse valor é de até R$ 706 por membro da unidade familiar;
- Famílias com renda acima de meio salário podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Onde o cadastro é realizado?
Embora o Cadúnico seja uma lista do governo federal, o fato é que o processo de entrada é gerido pelos municípios. Assim, quem deseja entrar no Cadastro Único, precisa primeiramente entrar em contato com a prefeitura da sua cidade.
Normalmente, o processo de inscrição no Cadúnico ocorre nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). De todo modo, é importante confirmar esta informação antes de sair de casa.
Não é garantia
É importante lembrar que entrar no Cadúnico, de fato, facilita a vida das pessoas que desejam entrar em um programa de caráter social. Como dito, este sistema funciona como uma porta de entrada para projetos como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Mas a simples entrada no Cadúnico, não pode se vista como uma garantia de que você vai receber algum benefício de caráter social. Isso porque, para além da entrada no Cadastro, o indivíduo ainda precisa atentar para uma série de outras regras que normalmente são exigidas em cada projeto.