Governo vai antecipar 13º do INSS em 2024, diz jornal

De acordo com imprensa, governo federal deverá antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS este ano
- Anúncio -

Milhões de aposentados e pensionistas de todas as regiões do país estão ansiosos pelos pagamentos do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em tese, ainda falta muito tempo para a liberação deste saldo adicional, que normalmente é pago ao final de cada ano.

Contudo, há sempre uma expectativa em torno da possibilidade de antecipação do saldo do 13º salário em 2024. Afinal de contas, nos últimos anos, o governo federal optou por pagar o saldo ainda no primeiro semestre, mais precisamente nos meses de maio e junho.

Antecipação do 13º salário

Oficialmente, o governo federal ainda não anunciou se vai repetir a dose e antecipar os pagamentos do 13º salário este ano. De todo modo, informações de bastidores colhidas pelo jornal Correio Braziliense indicam que uma decisão já foi tomada.

De acordo com o jornal, o governo federal bateu o martelo e decidiu que vai antecipar a liberação do 13º salário este ano. A expectativa geral é de que os pagamentos sejam feitos em duas parcelas, sendo a primeira liberada em maio e a segunda em junho, assim como aconteceu no ano passado.

  • 1ª parcela: 50% do valor da aposentadoria;
  • 2ª parcela: 50% do valor da aposentadoria, descontados os possíveis abatimentos relacionados ao Imposto de Renda.

Ao todo, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros receberão o saldo em suas contas. Aposentados e pensionistas, por exemplo, poderão receber o adicional extra. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no entanto, não pode receber o 13º salário.

“Girar a economia”

Por que o governo federal teria decidido liberar a antecipação do 13º salário este ano? Ainda tomando como base as informações de bastidores, pagar o saldo antecipado pode ter um papel fundamental para ajudar a “girar a economia”.

A avaliação é de que, com o dinheiro em mãos, os aposentados e pensionistas poderão gastar mais no país ainda no primeiro semestre deste ano. A grande maioria dos segurados recebe um salário mínimo. Para este grupo, qualquer pagamento de adicional pode fazer muita diferença.

Orçamento para o 13º salário

Vale lembrar que, do ponto de vista de orçamento, não faz muita diferença para o governo federal o pagamento antecipado do 13º salário. Este gasto já está previsto e liberado pelo congresso nacional. Agora, cabe decidir se vais liberar o montante no primeiro ou no segundo semestre.

Caso a antecipação seja mesmo confirmada, os aposentados e pensionistas do INSS passarão mais um ano sem qualquer adicional nas festas de natal e ano novo, assim como aconteceu nos últimos quatr anos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis