Caixa libera saque calamidade para o RS
Com essa liberação, a ideia é fornecer um suporte financeiro urgente para os trabalhadores dos municípiosO governo federal, através da Caixa Econômica Federal, anunciou a liberação do saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A medida é em resposta aos desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul, a fim de amenizar e socorrer financeiramente as famílias atingidas.
Com essa liberação, a ideia é fornecer um suporte financeiro urgente para os trabalhadores dos municípios.
O saque-calamidade é uma modalidade emergencial, permitida apenas para os trabalhadores dos locais em calamidade pública, que poderão acessar até R$ 6.220,00 de seus fundos, de contas ativas ou inativas, de acordo com a disponibilidade de saldo.
Vale ressaltar que para o saque ser autorizado é necessário que a Defesa Civil do município reconheça oficialmente o estado de calamidade pública.
Cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Arroio do Meio e até mesmo a capital, Porto Alegre são algumas que estão com autorização para os trabalhadores sacarem seus benefícios.
Em circunstâncias normais, se faz necessário esperar 12 meses para um novo saque em caso de outras calamidades, mas um novo decreto, o Decreto n.º 12.016, de 7 de maio de 2024, vem para flexibilizar essa regra.
O documento foi publicado após às chuvas de maio deste ano e permite que os afetados acessem o FGTS com mais agilidade, reduzindo o prazo normal de um ano.
A Portaria n.º 1.354 do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu todo o estado do Rio Grande do Sul como em situação de calamidade pública.
Com isso, um número maior de cidades poderá solicitar o reconhecimento de calamidade pública e habilitar seus trabalhadores para sacar o FGTS. Até agora são as cidades citadas e mais outras 16 que se beneficiaram e terão disponíveis os pagamentos para sua população.
Confira como solicitar o Saque Calamidade via Aplicativo FGTS
- Passo 1: Instale e acesse o aplicativo FGTS no seu dispositivo móvel
- Passo 2: Escolha a opção “Solicitar saque” e digite o nome do seu município
- Passo 3: Siga as instruções para apresentação dos documentos necessários, como identidade e comprovante de residência
Vale ressaltar que através do acesso digital espera-se que ajude a garantir que o auxílio chegue com mais rapidez aos trabalhadores que estão com a necessidade do saque, para que possam ter um alivio financeiro imediato.