Ufal vai contratar MEIs para serviços de reparos; veja como se cadastrar!
Os trabalhadores precisam ser dos municípios onde estão os campi de Arapiraca e do SertãoA Universidade Federal Alagoas (Ufal) anunciou que irá credenciar Microempreendedores Individuais (MEIs) para a prestação de serviços de manutenção. A medida tem o objetivo de resolver de forma rápida problemas enfrentados nas unidades educacionais dos campi do interior.
“Com o credenciamento, esperamos agilizar o atendimento às demandas mais urgentes dos gestores, principalmente no que se refere a serviços de pedreiro, pintor de parede, eletricista, encanador e vários outros profissionais”, explica Edson Lima, da Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass).
Ele ainda pontua que é preciso agilizar os serviços de pequenos reparos nos prédios das unidades educacionais dos campi Arapiraca e do Sertão, instaladas em Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.
“Além de agilizar os serviços, a contratação de microempreendedores individuais também vai reduzir custos da Universidade. […] porque os serviços como esses que serão contratados tendem a ser mais baratos, uma vez que faremos a contratação direta do trabalhador que estiver credenciado como MEI.”, diz Lima.
O planejamento da contratação dos MEIs pela Ufal ocorre em parceria com o Sebrae de Alagoas. Os trabalhadores credenciados serão dos municípios onde estão os campi da universidade como forma de estimular o desenvolvimento econômico das localidades.
“Essa é uma questão macro que é o estímulo ao desenvolvimento local. Estaremos utilizando nosso poder de compra, o orçamento da Ufal, para estimular o empreendedorismo e a economia de cada uma das cidades envolvidas”, justifica Lima.
Como MEI’s podem se credenciar na Ufal?
Atualmente, a Coordenadoria trabalha na elaboração do edital e de outros documentos sobre a contratação de MEIs pela Ufal, enquanto o Sebrae atua para formalizar os MEIs e mobilizá-los para o processo.
A previsão é de que em agosto, a Cass lance o edital e promova uma audiência pública para divulgar o projeto, explicar como ele irá funcionar e tirar as dúvidas dos microempreendedores individuais.
O credenciamento do MEI não terá prazo e poderá ser feito a qualquer momento. A ideia é que o trabalhador fique em uma lista de espera, que será analisada em uma periodicidade a ser definida.
Concurso público
A Ufal está com um concurso público para o preenchimento de cargos de nível médio e superior. Ao todo, são ofertados 33 postos de trabalho de contratação imediata. A prova objetiva está marcada para o dia 4 de agosto.
Os salários variam entre R$ 2.667,19 para profissionais com o nível médio de ensino e R$ 4.556,92 para os cargos de nível superior.