Vale-gás: veja quem recebe nova parcela nesta sexta-feira (12)
Pagamentos do vale-gás nacional seguem nesta semana para pouco mais de 5,6 milhões de brasileiros. Confira detalhesNesta sexta-feira (12), o Governo Federal segue com o rito dos pagamentos do programa vale-gás nacional. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4. Conforme informações da Caixa Econômica Federal, o depósito aconteceu desde as primeiras horas desta manhã.
Veja abaixo o calendário detalhado do vale-gás para o mês de agosto:
9 de agosto: Usuários com NIS final 1 (já pago)
10 de agosto: Usuários com NIS final 2 (já pago)
11 de agosto: Usuários com NIS final 3 (já pago)
12 de agosto: Usuários com NIS final 4 (pago hoje)
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0
Em regra geral, para ter direito ao vale-gás nacional, é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606. Além disso, é necessário ter um cadastro ativo e atualizado no sistema do Cadúnico. Outra opção é ser usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
É importante lembrar que os pagamentos do programa vale-gás nacional possuem um caráter bimestral. Na prática, isso quer dizer que os repasses acontecem sempre a cada dois meses. Logo depois desta liberação que está acontecendo agora em agosto, o Governo deverá fazer o próximo depósito apenas no mês de outubro.
Também é importante lembrar que neste mês de agosto, o vale-gás nacional já está sendo impactado pelas mudanças aprovadas na PEC dos Benefícios. Segundo informações do Governo Federal, o valor dos repasses quase dobrou de junho até aqui. Hoje, os mais de 5 milhões de beneficiários podem receber R$ 110.
Além do vale-gás nacional
Nesta sexta-feira (12), o Governo Federal segue não apenas com os pagamentos do vale-gás nacional, mas também do seu Auxílio Brasil. Embora sejam diferentes, os dois programas obedecem exatamente o mesmo calendário de liberações.
De modo que hoje também é o dia dos recebimentos do grupo de cidadãos que possuem o NIS final 4 para quem recebe o Auxílio Brasil. Os cidadãos podem movimentar a quantia através do sistema da conta poupança social digital do Caixa Tem.
Não é preciso movimentar a quantia do Auxílio Brasil ou do vale-gás nacional no exato dia da liberação do seu grupo. O Governo Federal explica que as movimentações podem acontecer em um prazo de até 120 dias.
Ao todo, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento de benefícios do Governo neste mês de agosto. O número inclui não apenas o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional, mas também novos projetos como o Pix Caminhoneiro e o auxílio-taxista.