Antecipação de benefícios: Alerta sobre golpes em site de notícias

Alguns relatos dão conta de que os golpistas se passam pelo governo federal, prometendo a antecipação de benefícios e programas sociais

Um novo golpe voltado para idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais está sendo aplicado. Os criminosos utilizam sites de notícias voltados para esse público e solicitam dinheiro em troca de antecipação de valores.

Alguns relatos dão conta de que os golpistas se passam pelo governo federal, prometendo a antecipação de benefícios e programas sociais, mas acabam perdendo os valores ao passarem os dados para essas pessoas.

Para ter acesso a esse público, que são idosos, aposentados, recebedores do Bolsa Família, trabalhadores e outros beneficiários, os criminosos utilizam as páginas de notícias como isda, por conta da popularidade dos sites que tem notícias relacionadas a assuntos sociais e benefícios trabalhistas.

Assim, eles acabam vinculando falsas propagandas à estes sites a fim de atrair o público.

Com a promessa, que é falsa, de antecipar benefícios, como por exemplo o PIS/PASEP, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), esses golpistas conseguem que as pessoas cliquem em seus anúncios criados e a partir disso começa o processo de golpe.

Destaques sobre *** por e-mail

O beneficiário tem acesso a uma página que é muito parecida com a página oficial do governo federal, mas que não é verdadeira.

A partir daí, o falso sistema solicita algumas informações para cadastrar os dados pessoais do beneficiário, como por exemplo o nome completo, CPF, RG, endereço, data de nascimento, profissão, renda salarial, número do benefício que recebe e outros.

Depois pede para que seja feito um PIX de R$ 60, R$ 100 ou mais, que tem como finalidade a antecipação do benefício a que tem direito.

Depois de efetuado o PIX, o cidadão acaba perdendo o dinheiro, pois o benefício não é antecipado como prometido.

Dicas para verificar se é um golpe

As pessoas precisam se atentar a alguns pontos importantes que vão ajudar na identificação da mensagem para saber se é verdadeira ou golpe. Alguns deles são:

Em relação a propaganda que promete algo milagroso ou muito fácil. Como exemplo temos: “antecipe seu PIS/PASEP de 2025”, ou “antecipe seu FGTS sem autorização da CAIXA”

Quando a antecipação só é realizada em caso de o cidadão pagar uma taxa, com a promessa de que o valor será devolvido. Lembrando que o governo federal não pede pagamento de valores para autorização de liberação de benefícios

Quando os sites de navegação não possuem o “.gov“, pois o site oficial do governo precisa ter a sigla “.gov”. Um exemplo é o fgts.gov.br.

Quando a mensagem solicita que o PIX precisa ser feito rapidamente, dentro de poucos minutos, caso contrário o valor de adiantamento não será liberado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis