Imposto de Renda: Receita envia e-mail para corrigir declaração?

Segurados estão usando as redes sociais para afirmar que receberam e-mails supostamente enviados pela Receita Federal para corrigir Imposto de Renda

Recebeu um e-mail supostamente enviado pela Receita Federal nos últimos dias pedindo para que você corrija sua declaração do Imposto de Renda? Se sim, saiba que você não está sozinho. Dezenas de contribuintes usaram as suas redes sociais para falar que receberam mensagens parecidas em seus correios eletrônicos.

Desde então, esses contribuintes estão preocupados. Afinal de contas, o e-mail que foi enviado e recebido por eles é realmente da Receita Federal? Essa é sempre uma pergunta importante sobretudo em uma época em que golpes e fraudes estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil.

A Receita envia e-mails?

De acordo com informações do próprio Fisco, a Receita Federal não envia qualquer tipo de comunicação por e-mail ou por mensagem de texto solicitando a correção de erros em declarações do Imposto de Renda.

Portanto, se você está no grupo de pessoas que recebeu esse tipo de comunicação nos últimos dias, é muito importante não clicar nos links que foram enviados nestes e-mails. Isso porque existe uma forte possibilidade de se tratar de uma tentativa de golpe.

Destaques sobre *** por e-mail

Como a Receita Federal se comunica

De fato, a Receita Federal costuma entrar em contato com os contribuintes,  mas de outras maneiras. Desde 26 de setembro, por exemplo, mais de 500 mil cartas foram enviadas para esses cidadãos. Estamos falando, portanto, de mensagens impressas.

Na grande maioria dos casos, essas mensagens são enviadas aos mais de 1,4 milhão de brasileiros que caíram na malha fina neste ano de 2024. Assim, se você não está nessa situação, provavelmente não vai receber nenhum tipo de comunicado da Receita Federal.

Imposto de Renda

O Fisco já concluiu os pagamentos dos cinco lotes regulares da restituição do Imposto de Renda nesse ano de 2024. Milhões de brasileiros de todas as regiões do país já receberam esse saldo em suas contas.

Quem caiu na malha fina, no entanto, não pode receber a restituição do Imposto de Renda. Neste caso, é preciso enviar uma declaração retificadora corrigindo possíveis erros para só depois voltar a ter direito de receber a restituição mais uma vez.

Ainda no decorrer desse ano de 2024, a Receita Federal vai começar a pagar novos lotes residuais da restituição do Imposto de Renda. O objetivo é atender justamente as pessoas que caíram na malha fina, e conseguiram resolver as suas pendências em um segundo momento. 

Abaixo, você pode conferir o calendário completo dos lotes residuais da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2024:

  • 1º Lote Residual 31/10/2024
  • 2º Lote Residual 29/11/2024
  • 3º Lote Residual 31/12/2024
  • 4º Lote Residual 31/01/2025
  • 5º Lote Residual 28/02/2025
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis