Como bloquear ou desbloquear empréstimos consignados?

Entenda como usar essa ferramenta e evitar problemas
- Anúncio -

O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS,muitas vezes, pode ser a salvação para obter uma grana extra para pagar uma conta ou para outros fins.

Todavia, pessoas de má fé podem utilizar deste recurso para enganar e ficar com esse dinheiro sem nunca o segurado ter feito a solicitação. Pensando nisso, o INSS oferece a opção de bloquear ou desbloquear empréstimos consignados de forma online, sem a necessidade de visitar uma agência. 

- Anúncio -

Essa iniciativa visa dar mais controle aos beneficiários sobre suas finanças e protegê-los de contratações indesejadas.

Como bloquear ou desbloquear empréstimos consignados?

O processo de bloqueio ou desbloqueio de empréstimos consignados é simples e pode ocorrer pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. 

Destaques sobre *** por e-mail

O Instituto Nacional do Seguro Social destaca que a contratação do empréstimo é uma ação exclusiva entre o beneficiário e a instituição financeira. O INSS atua apenas na execução dos pagamentos e descontos. 

Confira um passo a passo para realizar o bloqueio ou desbloqueio:

  • Acesse o “Meu INSS”;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “bloquear” ou “desbloquear”;
  • Na lista, selecione o nome do serviço/benefício desejado;
  • Leia as informações apresentadas na tela e siga as instruções.

Como contratar um empréstimo consignado?

Para aqueles que desejam contratar um empréstimo consignado, é importante notar que esses empréstimos costumam oferecer taxas de juros mais atrativas em comparação a outras linhas de crédito. Recentemente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução nos tetos de juros para beneficiários. 

O limite para empréstimos com desconto em folha caiu de 1,91% ao mês para 1,84%, e para operações com cartão de crédito consignado de benefício, o índice máximo reduziu de 2,83% ao mês para 2,73%.

Beneficiários interessados em contratar um empréstimo consignado podem consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no portal do INSS e no aplicativo “Meu INSS”. 

Para fazer a consulta, basta selecionar o serviço “extrato de empréstimos” e clicar na opção “instituições e taxas”.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis