Meu INSS: Tudo que dá para fazer sem ter que ir à agência
Para não ter que ir até o Instituto Nacional do Seguro Social, o aplicativo Meu INSS foi criado, e através dele é possível realizar uma série de procedimentos e atendimentos, além de resolver pendência. É uma ótima comodidade aos segurados que com isso, não precisam sair de casa durante a pandemia.
Acesso ao Meu INSS
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais do Android e iOS e depois de baixar é preciso fazer um cadastro com os dados, além de cadastrar uma senha. No formulário são pedidos os dados como CPF, telefone, e-mail, entre outras perguntas pessoais. Para saber quais serviços estão disponíveis pelo aplicativo do Meu INSS, continue lendo.
1. Simulação de aposentadoria
Quem está prestes a tirar a aposentadoria, pode usar o aplicativo para fazer várias simulações e descobrir o tempo certo, quanto de contribuição se tem registrado, etc.
2. Pedir aposentadoria
Uma ótima opção dentro do Meu INSS para não ter que perder tempo na fila da agência, pelo aplicativo é possível fazer a solicitação da aposentadoria. Mas antes é preciso conferir se está tudo certo no extrato das contribuições.
3. Extrato de imposto de renda
Antigamente o informe dos rendimentos só chegavam através dos correios, hoje em dia é possível pegar o extrato através do aplicativo Meu INSS.
4. Agendar perícia
A perícia do INSS é fundamental para alguns requerimentos como auxílio doença, ou aposentadoria por invalidez e através do aplicativo também é possível realizar o agendamento da consulta, sem sair de casa.
5. Benefícios assistenciais
Os benefícios assistenciais são aqueles voltados para idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores portuários que precisam de fazer a solicitação.
6. Consultar benefícios
Tanto os ativos quanto os inativos, todos os benefícios podem ser consultados através do Meu INSS. Na tela você vai ver a opção “Meus Benefícios”, e é lá que você encontra todos eles e muitas outras funcionalidades.
7. Prova de vida
Agora pelo aplicativo também é possível fazer a prova de vida, uma das exigências do INSS para quem recebe qualquer benefício e precisa comprovar que está vivo para continuar recebendo.