Teto de juros do consignado deve ser reduzido hoje, 27

Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deve se reunir nesta segunda-feira (27) para confirmar mais uma redução no teto de juros do consignado

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) se reúne nesta segunda-feira (27), para confirmar uma nova redução no teto máximo de juros do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ideia é aprovar uma redução dos atuais 1,84% para 1,77% ao mês. Já na modalidade de cartão de crédito, a proposta do Ministério da Previdência é aplicar uma redução de 2,76% para 2,69% ao mês.

Relação com a Selic

Segundo Lupi, considerando um cenário em que a taxa Selic seja ainda mais reduzida no decorrer deste ano, muito provavelmente a taxa máxima de juros para o consignado vai bater a marca de 1,7% ao mês até o final deste ano. Atualmente, este teto está na casa de 1,91% ao mês.

“Eu acho que vou chegar lá. Sou brasileiro, não desisto nunca”, disse. “Seguindo nessa sequência de baixar taxa de juros, baixar lá, baixa aqui (no consignado).”

Destaques sobre *** por e-mail

Enquanto uma decisão do CNPS não é tomada, segurados do INSS podem seguir solicitando o consignado de acordo com as regras e taxas de juros atuais. Uma novidade é o início da liberação deste tipo de empréstimo para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que não há inconstitucionalidade neste processo, ao menos cinco grandes bancos brasileiros já começaram a oferecer o crédito para este público.

Críticas 

Esta sequência de reduções nas taxas máximas de juros do consignado vem incomodando alguns setores da economia. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), por exemplo, chegou a dizer que a medida vai contra os interesses da população.

“Numa direção oposta, o Ministério da Previdência, sem envolver o Ministério da Fazenda, insiste em diminuir, de forma artificial e arbitrária, o teto de juros do consignado do INSS, sem levar em conta qualquer critério técnico e a estrutura de custos”, diz nota da instituição.

Consultando os juros do consignado

Vale lembrar que qualquer cidadão interessado em solicitar o consignado do INSS pode ter acesso aos dados de juros do empréstimo. Esta é uma informação extremamente importante para ser identificada antes da solicitação oficial.

Abaixo, você pode conferir o passo a passo do processo de consulta aos juros do consignado.

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  • Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  • Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”;
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis