Certificado nacional de vacinação da Covid-19: como emitir passo a passo
Algumas cidades começaram a exigir o certificado nacional de vacinação da Covid-19 para entrar em estabelecimentos fechados como restaurantes e academias. Além disso, em alguns casos, o indivíduo precisa dele para poder viajar para outros países, como é o caso dos Estados Unidos, do Canadá e outros. O processo de emissão é bastante simples:
- Acesse o site https://solicitacao.servicos.gov.br/processos.
- Depois disso, faça o seu login com a conta GOV (será necessário possuir um e-mail, CPF e senha). É necessário acessar com a conta do GOV porque ela é associada ao SUS – que conta com todos os seus históricos de vacinas.
- Agora, solicite o serviço que deseja já na página inicial e espere para receber o PDF e novas atualizações via e-mail.
- O comprovante de vacinação também pode ser emitido através do próprio sistema do SUS, apesar do processo ser um pouco mais complexo.
Por que ter em mãos o certificado nacional de vacinação da Covid-19?
Ter em mãos sempre o certificado nacional de vacinação da Covid-19 garante que o indivíduo não será barrado em estabelecimentos públicos que exigem a comprovação da vacinação em dia. Academias, restaurantes e até mesmo empresas estão exigindo que as pessoas entrem somente se estiverem vacinadas. Inclusive, em alguns casos, o funcionário pode ser demitido por justa causa por estar colocando em risco a saúde de outros colaboradores.
Um exemplo prático disso foi o presidente Bolsonaro que viajou em setembro para os Estados Unidos mas teve que comer na rua junto a outros ministros porque foi impedido de entrar nas pizzarias. Essas cenas são cada vez mais comuns no Brasil. De acordo com Jair Bolsonaro, estaria esperando que a população se vacinasse primeiro para que depois ele fosse.
- Acompanhe OTrabalhador para saber mais sobre direitos e deveres dos trabalhadores.