Como ser mais produtivo trabalhando em casa? Veja 5 dicas!
Confira aqui algumas dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa.Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo a produtividade pode se tornar um verdadeiro empecilho e tem sido uma das principais reclamações de quem trabalha nessa modalidade.
Isso porque a demanda por concentração aparece e pode deixar o profissional perdido, sem saber como fazer e, em alguns casos, pode chegar a procrastinar.
Essa alteração da produtividade se deve, muitas vezes, pela falta de experiência em prestar trabalhos a partir de casa. O ambiente caseiro nem sempre é propício para a realização do trabalho, seja pela presença de outras pessoas ou pela ausência de móveis ergonômicos que confiram o devido conforto para o trabalho.
Confira algumas delas abaixo e garanta a melhoria da qualidade e quantidade de atividades realizadas durante o trabalho remoto.
5 dicas de como aumentar a produtividade
1. Planejamento de tarefas
Para conseguir ser produtivo durante o trabalho home office é importante se organizar. É necessário saber quais são as atividades e o que você precisa fazer durante cada dia, seja através de agenda ou cronograma de atividades.
Trabalhando no escritório, ocasionalmente você parava para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito também quando estiver em casa.
Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.
2. Tenha um ambiente propício para o trabalho
Trabalhar na cama com o computador no colo é pedir para se distrair e não conseguir produzir. Pense em um ambiente próprio para trabalhar.
Escolha um ambiente silencioso, instale seus aparelhos eletrônicos, organize documentos necessários para o trabalho e garanta que ninguém mais use o cômodo para outros fins. Isso o ajudará a separar os momentos de trabalho dos de lazer.
É impossível trabalhar e render em um ambiente desorganizado. A bagunça confunde e causa desânimo, além de tirar o foco. Por isso, procure sempre deixar os papéis e documentos organizados em pastas ou gavetas.
3. Procure eliminar ao máximo as distrações
Por estar em casa diariamente, tarefas como lavar roupa ou o banheiro podem tirar o foco. Se comprometa em cumprir o planejado para o dia e evite distrações. Trabalhe com qualidade.
Um grande desafio de trabalhar em casa é conseguir estabelecer limites para as pessoas com quem você mora.
É muito mais fácil eles entenderem que não podem interrompê-lo se você estiver em um escritório do que no quarto ao lado.
Por isso, é importante explicar a eles que, apesar de estar em casa, você não estará disponível para favores ou telefonemas pessoais durante o dia.
4. Mantenha a rotina
É necessário procurar manter a rotina diária que você tinha antes do home Office.
Por exemplo, se você acordava às 6 horas, realizava exercícios, tomava banho e café da manhã antes de iniciar o expediente, busque manter essa sequência de atividades. Uma vez que ela era realizada normalmente no seu dia a dia, já se provou apta à sua rotina e organismo.
Procure manter os horários de expediente que eram prestados quando o serviço era realizado no escritório.
Isso é importante na medida em que ajuda o cérebro a compreender que você irá adentrar em horário de trabalho e que o fato de que você está em casa não significa que esteja de folga.
5. Comunique-se
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe.
O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.
Além disso, um dos maiores problemas que os chefes têm com seus colaboradores que trabalham home office é não conseguir entrar em contato com eles quando necessário. Portanto, mantenha-se sempre online durante o expediente e não esqueça de avisá-lo sempre que não estiver disponível.