terça-feira,
4 de novembro de 2025

Serasa: seu score diminui quando as parcelas do seu cartão estão altas

- Anúncio -

Você sabia que o score no Serasa cai quando as parcelas do seu cartão de crédito estão altas? Geralmente, se leva em conta o valor médio do seu salário declarado e o quanto realiza de parcelamentos mensais para determinar o seu desempenho para os bancos e outras instituições. 

“Eu recebo na faixa de R$ 7 mil por mês. Recebi uma mensagem no portal que o meu score estava diminuindo porque tenho parcelamentos de R$ 1 mil por mês, eu estou montando minha casa. Nem acreditei que isso pudesse interferir em como os bancos notam meu perfil de consumidora!”, disse uma entrevistada pelo Otrabalhador em parceria com o Manchetes do Dia. 

Existem outros pontos que podem fazer com que a pontuação caia ou aumente. Por exemplo, ao pagar todas as dívidas em dia, a tendência é ter uma pontuação maior. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Outro fator que é crucial também se trata do tempo que você possui um cartão de crédito com o banco. Ou seja, se for menos de um ano, o seu score fica baixo e contabiliza como negativo. Caso seja mais que isso e você tenha pago tudo em dia, o valor começa a aumentar. 

Mudanças no cálculo do Serasa!

O Serasa está contando com uma mudança de cálculo que prevê algumas alterações na forma de prever o score. Por exemplo, os grupos que costumam ter mais crédito, empréstimo ou financiamento no nome e paga tudo em dia, tende a ter o valor mais alto que o score no Serasa dos grupos que pagam tudo em dia mas não contam com financiamentos ou outras modalidades no nome. 

Cerca de 70% de todo o cálculo atual leva em consideração a quantidade de crédito que já foi fornecida para o usuário. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana