Resultado do SISU: quando deve ser liberado?
A partir desta terça-feira (03), estão abertas as inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que devem ir até o dia 06 deste mês. Entretanto, os resultados devem ser liberados somente daqui há uma semana, no dia 10 de agosto.
- Como funciona o processo de inscrição?
- O processo de inscrição permite que o estudante se inscreva em até dois cursos diferentes, mas sempre dá a preferência para o primeiro que foi escolhido. Caso o aluno não seja escolhido no primeiro, passa a participar do processo de seleção para o segundo.
- É possível trocar de curso ou de instituição no processo de seleção até o dia 06 de agosto caso não se tenha a nota de corte desejada para ser aprovado.
- Se não for selecionado em nenhuma das alternativas, o aluno – estudante – professor, deve esperar pela lista de espera que será divulgada no site oficial da instituição.
SISU, FIES e Prouni, tanto nome! Mas, qual a diferença?
Você tem alguma ideia de quais são as diferenças do SISU, PROUNI e FIES?
- No Sisu, o ingressante pode se inscrever para universidades públicas e gratuitas de ensino. Sem ter que criar dívidas com bancos ou pagar mensalidades.
- Enquanto isso, o PROUNI garante bolsas de até 100% para os estudantes que recebem até 1,5 salário mínimo e 50% para quem recebe até 3 salários mínimos.
- O FIES se trata de um fundo de financiamento estudantil em que o estudante paga as parcelas da mensalidade somente depois de estar formado a juros mais baixos. Neste caso, serve somente para instituições privadas e não depende exclusivamente da renda.
Todas as três formas de ingresso foram criadas pelo governo federal como uma forma de facilitar a entrada dos alunos em instituições de ensino superior.