Imposto de Renda: o que é malha fina e como evitar cair nela?

Malha fina é um dos pontos mais temidos no processo de declaração do Imposto de Renda. Saiba o que significa e o que fazer para não cair nela

Você certamente já leu, ouviu ou até mesmo viu algum amigo conversando sobre a “malha fina”. Trata-se de um termo muito usado nos últimos dias, e que tira o sono de muitos contribuintes do Imposto de Renda. Muitas pessoas, no entanto, não sabem exatamente o que significa este termo.

E não há nenhum problema em não conhecer o conceito, desde que o cidadão procure rapidamente saber o que é. Afinal de contas, é importante conhecer o significado da malha fina até mesmo para tentar entender como funciona, e mais importante ainda, como se livrar dela.

O que é a malha fina?

Malha fina nada mais é do que o nome popular dado a “malha fiscal”. De uma maneira geral, podemos dizer que ela ocorre quando a declaração do Imposto de Renda enviada por determinado cidadão conta com alguma inconsistência em seus dados.

Sempre quando um cidadão envia a sua declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal confere todos os dados. O sistema faz uma comparação entre as informações enviadas pelo contribuinte, e aquelas que são recebidas de outras entidades que também enviam as suas declarações.

Destaques sobre *** por e-mail

São analisados dados de empresas que empregam trabalhadores que atuam como CLT, plano de saúde, bancos, empresas de cartão de crédito e imobiliárias, por exemplo.

Quando a informação fornecida pelo cidadão não “bate” com aquela que chegou de outras fontes, a conta do contribuinte passa por uma espécie de “peneira”. A partir daí, o cidadão passa por uma análise ainda mais profunda. Enquanto esta análise ocorrer, eles não podem receber a restituição.

Como saber se caí na peneira

Não é necessário sair de casa para saber se o cidadão caiu ou não na malha fina. Basta abrir o sistema do e-CAC ou mesmo o app do Imposto de Renda. É importante ter uma conta gov.br nível prata ou ouro para realizar este procedimento.

Dentro da sua conta, que poderá ser acessada pelo seu login, o indivíduo poderá saber se caiu na malha fina, e qual foi o motivo que fez com que a Receita Federal tomasse esta decisão.

Se você estiver na malha fina porque cometeu algum erro na declaração, basta solicitar uma retificação do documento enviado, desde que ainda não tenha recebido o chamado termo de intimação.

Declaração do Imposto de Renda

Para evitar cair na malha fina, é importante pesquisar bem os dados da sua vida financeira antes de enviar a sua documentação. Caso o cidadão tenha dificuldades com o procedimento, uma dica importante é solicitar a ajuda de um contador profissional.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis