Trabalhador: Saiba mais sobre o FGTS

O empregador deve depositar mensalmente 8% dos rendimentos do trabalhador neste fundo de garantia, conhecido como FGTS

O FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada, que garante uma segurança financeira em caso de demissão sem justa causa.

O empregador deve depositar mensalmente 8% dos rendimentos do trabalhador neste fundo. Isso deve considerar não apenas os salários, mas também benefícios e gratificações adicionais.

Estes valores não podem ser descontados do salário. O FGTS é depositado mensalmente em uma conta vinculada ao CPF do trabalhador na Caixa Econômica Federal.

A rentabilidade será positiva com as novas regras, sendo corrigido pela inflação quando esta for maior que o rendimento já válido. Os pagamentos devem ser feitos até o dia 7 de cada mês, podendo ser consultados através de aplicativo, site ou SMS.

Para se registrar no app, é preciso fornecer: CPF; Nome completo; Número de celular; Data de nascimento; CEP; E-mail; Fornecer uma senha numérica.

Destaques sobre *** por e-mail

Em seguida, siga os passos de verificação de identidade solicitados. Se você já está cadastrado no aplicativo, é só fazer o login para entrar.

No aplicativo, a opção “Saldo Total” está na parte superior da página inicial. Para ver o saldo, clique no botão com o ícone de olho que diz “Toque para exibir o saldo”.

Abaixo está o quadro “Resumo do Seu FGTS”, onde é possível ver o extrato completo dos pagamentos realizados por todas as empresas em que a pessoa já trabalhou ou trabalha atualmente.

Você pode verificar o saldo do seu FGTS acessando o site ou o aplicativo da Caixa.

O site só pode ser acessado por computador. Para ver o saldo e o extrato, basta clicar na mesma página. Acesse sua conta pelo site da Caixa: www.caixa.gov.br.

Clique em “Benefícios e Programas” ou “Serviços ao Cidadão”;Clique em “FGTS”;Clique em “Extrato do FGTS”;Digite os números do PIS e do CPF;Insira sua senha;No menu, selecione “FGTS” e, em seguida, “Extrato Completo”. Receber informação via SMS.

A Caixa agora permite receber o extrato mensal do FGTS por SMS. Para isso, é preciso se cadastrar no aplicativo. Ao abrir o aplicativo, clique em “mais” no canto inferior direito. Basta clicar em “SMS”.

Nesta área, o trabalhador deve informar seu número de telefone para receber o extrato e concordar com os termos do aplicativo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis