Novo sistema de agendamento do Cadúnico está no ar; veja quem poderá participar

De acordo com as informações oficiais, o novo sistema de agendamento do Cadúnico já está disponível. Veja quem poderá participar do processo
- Anúncio -

A partir de agora, usuários que fazem parte do Cadúnico ganharam uma nova ferramenta de cadastramento. Trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de agilizar o atendimento de cidadãos em unidades de Centro de Referência em Assistência Social, conhecido como CRAS.

Este novo dispositivo, no entanto, está disponível apenas para os cidadãos que residem na cidade do Recife, a capital de Pernambuco. O canal, aliás, pode ser acessado através da plataforma do Conecta Recife, ou diretamente no site do serviço.

Para além disso, a Prefeitura do Recife decidiu alterar a interface do site do Cadúnico. A partir de agora, o design se torna mais moderno e intuitivo, de acordo com a avaliação da gestão municipal.

Entre outros pontos apresentados, a plataforma deve contar com o botão adicional para consultar o cancelamento de agendamento realizados. Também foi anunciada a possibilidade de comunicação através do WhatsApp. 

Pelo novo sistema, os usuários que agendarem atendimentos poderão receber notificações pelo aplicativo de mensagens com a confirmação do agendamento, além de um lembrete 48 horas antes, e uma pesquisa logo depois de atendimento.

De uma maneira geral existe uma avaliação nacional de que muitos usuários realizam o agendamento em Centros de Referência em Assistência Social, mas acabam não aparecendo no dia.

“Outra melhoria implementada é que as vagas serão disponibilizadas semanalmente, com novas oportunidades de agendamento abertas todas as segundas-feiras, às 08h. Isso permitirá aos usuários maior flexibilidade e acesso contínuo às vagas disponíveis”, explica o secretário executivo de Transformação Digital do Recife, Felipe Cadena.

O que é o Cadúnico

O Cadastro Único é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através dessas informações, que o poder executivo pode entender quais pessoas precisam de ajuda.

Não é à toa que o Cadúnico serve como porta de entrada para uma série de benefícios sociais como Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional, o Minha Casa Minha Vida, a Tarifa Social de Energia Elétrica, além de outros programas de caráter estadual e municipal.

Vale frisar que as pessoas que estão no Cadúnico precisam atualizar o sistema sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família, como uma morte, o nascimento, ou uma mudança de endereço por exemplo.

Hoje a maior razão para a perda de benefícios sociais como Bolsa Família, é justamente a falta de atualização no sistema.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis