João Dória e as eleições de 2022: veja projetos do governador para presidência
O atual governador de São Paulo, João Dória, é um dos pré-candidatos para as eleições no ano de 2022 contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e o petista que foi considerado ficha limpa no ano de 2021, Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os seus principais projetos no ano de 2022, caso seja eleito, é privatizar a Petrobras e também o Banco do Brasil. Críticos economistas argumentam que isso poderia ser negativo para a economia brasileira. Esse também é um dos principais projetos também de Jair Bolsonaro, que em 2021 começou com alguns projetos que também foram destinados para a Eletrobras e os Correios.
Outro ponto que foi defendido pelo governador é o fundo regulatório, que pretende regularizar e determinar medidas de preços para os combustíveis como a gasolina e o diesel que, somente neste ano, apresentaram variações de alta superiores a 60%.
Inclusive, no mês de outubro, ao menos seis estados teriam entrado em greve com os caminhoneiros, que pediam também, além da diminuição dos impostos de ICMS, a diminuição do tempo para se aposentar, que foi alterado durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Agora, os homens precisam esperar ao menos 65 anos para que consigam o benefício do INSS e as mulheres possuem o média de 60 anos.
João Dória 2022
Vale salientar, por fim, que regularizar a Petrobras não é algo novo e que o governador do estado de São Paulo já teria abordado sobre o assunto em anos anteriores. Dória segue a mesma cartilha, em partes, que Jair.
De acordo com ele, por fim, o Banco do Brasil deveria ser privado visto que não existe a necessidade de contar com duas instituições e que podem ficar somente com a Caixa Econômica Federal (CEF).